BATE PRONTO 78

Mais uma coluna à disposição dos leitores do Alagoinhas Hoje, com informações sobre os bastidores políticos, que em nosso entendimento interessam à sociedade alagoinhense, ávida por conhecer fatos de relevância e que impactam no dia a dia da cidade. O AH está tentando cumprir seu papel como veículo de comunicação, buscando estar à frente dos acontecimentos. Até a próxima coluna.

TRE I

TRE 1

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Lourival Trindade (terno bege), acompanhando de juízes eleitorais, esteve em Alagoinhas nesta quinta-feira e no final da manhã se reuniu com o prefeito Paulo Cezar e secretários da prefeitura na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Inicialmente, o diálogo foi ácido e em tom impositivo por parte das autoridades eleitorais, que estão preocupadas com o baixo nível de comparecimento dos eleitores de Alagoinhas para o cadastramento biométrico.

TRE II

A principal reinvindicação do TRE é a cessão, por parte da Prefeitura de Alagoinhas, de mais 25 funcionários para acelerar atendimento. O prazo final do cadastramento biométrico termina na primeira quinzena de janeiro e não será ampliado. No ritmo atual, se nada for feito, dos 110 mil eleitores de Alagoinhas, na melhor das hipóteses, 70 mil pessoas estarão habilitadas a votar em 2 de outubro de 2016. Uma perda de mais de 30 mil eleitores.

TRE III

Por duas vezes, em tom nada amistoso, um juiz eleitoral interrompeu a fala do prefeito e o avisou que o presidente do TRE ainda não havia terminado de fazer sua explanação, deixando o clima ainda mais tenso. Nem a presença de alguns representantes da imprensa local inibiu a altivez exagerada (e quase deselegância) dos membros do TRE baiano.

TRE IV

Uma funcionária sugeriu ao presidente do TRE e aos assessores a instalação de toldos na parte externa e novos ar condicionados na parte interna do prédio do tribunal para dar mais conforto aos eleitores. O novo juiz eleitoral de Alagoinhas contestou a funcionária, alegando que ser uma obrigação do eleitor fazer o recadastramento, mesmo na chuva e no sol. “Eu fiquei seis horas para tirar a carteira de motorista e nem por isso reclamei”, disse o  juiz.  Outro juiz afirmou que os eleitores vão sofrer apenas uma vez para cumprir suas obrigações cidadãs.

TRE V

O presidente do TRE, em razão do baixo comparecimento (até hoje apenas 15% do eleitorado fez o cadastramento), questionou o prefeito se ele queria que Alagoinhas se destacasse negativamente como a cidade da Bahia e, possivelmente do Brasil, como a detentora do menor índice de comparecimento. Ficou parecendo que a responsabilidade pelo trabalho cabia ao Executivo e não TRE. Com o tempo, o clima de tensão foi diminuindo e a Prefeitura de Alagoinhas e os representantes da Justiça Eleitoral chegaram a bom termo.

PR

O futuro presidente da comissão provisória do Partido da República em Alagoinhas, Anderson Baqueiro, disse ao editor do site que o vereador Edilon Ramos será convidado a sair da sigla. “Se não sair, não terá legenda para concorrer à reeleição”, garantiu Baqueiro.

Verbas

Em seu périplo por Brasília, o vereador Luciano Sérgio (PT) conseguiu com o deputado federal Jorge Solla (PT) a garantia da apresentação de emendas que assegurem recursos federais para duas unidades do Programa de Saúde da Família situadas no Santo Antônio e 2 de Julho. O montante pode superar R$ 1 milhão.

TV e Rádio

Outra conquista da viagem à capital federal, de acordo com Luciano Sérgio, será a liberação de canais para a TV e a rádio da Câmara de Vereadores de Alagoinhas. “O legislativo alagoinhense ganhará muito com estes dois veículos”, garantiu o petista.

Mercado do Artesão

Indicação do vereador Arão José Oliveira Ferreira denomina o Mercado do Artesão como Mercado de Arte e Cultura Fernando Aranha (Antônio Fernando Xavier dos Santos). Na sessão ordinária de hoje da Câmara de Vereadores foi feita a leitura da indicação de Arão. Não haverá problema na aprovação nas próximas sessões.

Caso de amor I

O prefeito Paulo Cezar e o deputado estadual Joseildo Ramos estão vivendo um verdadeiro caso de amor político. Quando os líderes pensam mais nos interesses sociais do que em objetivos pragmáticos dos grupos políticos a cidade só tem a ganhar. Mesmo que alguns elogios públicos sejam meras figuras de linguagem. Mais valem os atos do que as palavras.

Caso de amor II

ENCONTRO 2

Hoje, no café da manhã entre o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e a imprensa local, no Hotel Absolar, o prefeito Paulo Cezar e o vereador Radiovaldo Costa estiveram muito próximos, tratando civilizadamente de questões de interesse dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde. O amor está no ar. Foto: Paulo Cezar, Radiovaldo e Pedro Sobral Tuca, um dos petistas mais ligados ao deputado Joseildo. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo