BATE PRONTO 63

Caro leitor do Alagoinhas Hoje, você tem à sua disposição mais uma coluna Bate Pronto, com conteúdo voltado para os bastidores da política municipal e temas que não são encontrados em outros veículos de comunicação da cidade. Jornalismo – este é nosso entendimento – não é feito para agradar, mas tem como principais objetivos informar a sociedade e tirar da zona de conforto aqueles que exercem funções públicas. Diga-se de passagem, muito bem remuneradas.  Até a próxima coluna.

Discurso x prática I

A secretária de Infraestrutura, Sonia Fontes, negou no Programa Primeira Mão, ancorado por Haroldo Azi, que estaria fazendo movimentos políticos para se qualificar como candidata à Prefeitura de Alagoinhas da preferência do alcaide. As faixas “espontâneas” que apareceram na Rua São Jorge e a primazia da gestora da SECIN no espaço onde as autoridades se posicionaram desmentem o discurso radiofônico.

Discurso x prática II

O prefeito Paulo Cezar, por sua conta e risco, tem o livre arbítrio para lançar o candidato ou a candidata que quiser. Sua liderança política assegura este handcap. Entretanto, uma manobra inconsistente poderá comprometer seu futuro eleitoral. Ele diz que não tem candidato, mas aqueles que participam de inaugurações notam claramente certa preferência pela arquiteta soteropolitana.

Discurso x prática III

Esta conversa de que está cedo para pensar em eleição só convence os bobinhos da corte, os áulicos e os vassalos. Palavras ditas ao vento sem o mínimo de sinceridade na tentativa de esconder uma estratégia óbvia. Um detalhe nada desimportante: será preciso combinar com a sociedade alagoinhense. Menores dificuldades serão enfrentadas em relação aos presidentes de associações de bairros, visto que certo número deles gosta do entorno do poder.

Onda  faixista

O presidente do legislativo alagoinhense, vereador Roberto Torres, também entrou na onda faixista e apareceu enaltecendo a “qualidade de vida dos moradores da Rua São Jorge como uma conquista”. Mas estava “solteiro”, ao contrário da secretária Sonia Fontes, que “apareceu” nas faixas ao lado do nome do prefeito Paulo Cezar.

Vergonha

Uma vergonha transferida do governo Wagner para a administração Rui Costa: trabalhadores de empresas prestadoras de serviços à Secretaria Estadual da Educação, que atuam nas unidades escolares de Alagoinhas, não recebem salários, vale transporte, tíquete alimentação, indenização de férias. Mais de duas centenas de funcionários terceirizados completamente desrespeitados e quase à míngua, sem que providências efetivas sejam tomadas para sanar definitivamente o problema. A FLEX deve metade do décimo terceiro salário e, aparentemente quebrada, não pagará as rescisões trabalhistas. A LC também é devedora contumaz. 

Entrevistas

As entrevistas concedidas na manhã desta sexta-feira pelo deputado estadual Joseildo Ramos à imprensa radiofônica de Alagoinhas (Digital FM e Nova AM) deixaram mais dúvidas do que certezas quanto a seu futuro político: se será ou não candidato à Prefeitura de Alagoinhas. Eis a grande questão. Alguns, com muita certeza analítica, apostam que sim. Outros, entendendo que o ciclo político já não permite mais uma disputa majoritária (a quinta) para a Prefeitura de Alagoinhas, afirmam peremptoriamente que ele não será candidato. O deputado guardou o segredo para ele mesmo.

Contra tudo

O agora oposicionista Jorge Mendes, vereador de quinto mandato, só encontra defeitos na administração do prefeito Paulo Cezar. Mudou de lado e modificou completamente sua avaliação sobre o governo cezista. Como a ocasião faz o político, Mendes critica tudo e nada presta. Antes, fazia juras de amor ao prefeito. O vereador, entretanto, nega este alinhamento histórico e afirma que sempre criticou o chefe do Executivo. Melhor recorrer aos arquivos de áudio da Câmara de Vereadores de Alagoinhas. O vereador seria surpreendido pelas próprias falas do passado. Não tão distante, frise-se.

Candidatos de araque

O tempo é propício para o aparecimento de candidatos de araque, mandraques e sem votos nem para suplência da Câmara de Vereadores. Mesmo assim miram a mais importante cadeira do Paço Municipal. Um pouco de senso crítico e certa dose de ridículo não fazem mal a ninguém. Muito pelo contrário: evitam exposições indevidas e preservam certas “personalidades”  menores da nossa vida política.

15 Março

As manifestações em defesa do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, marcadas para 15 de Março em todo o Brasil, contariam em Alagoinhas com a organização, apoio e mobilização do grupo do deputado federal Paulo Azi (DEM). Haveria, na surdina, a participação de detentores de cargos de confiança na administração Paulo Cezar, aliado dos governos petistas na Bahia e no Brasil. Tem gente querendo perder o emprego, porque não tem cabimento afrontar o prefeito numa manifestação contra “minha Dilminha”.

Já era?

Notícia circulou hoje na cidade dando conta do final do programa “De frente com Juscélio”, veiculado às sextas-feiras na 93 FM. A coluna buscou informações com o próprio âncora, mas não conseguiu obter qualquer posicionamento. Muitas dúvidas quanto aos motivos do suposto encerramento do programa. Mas, para quem conhece o meio e já militou na emissora, as razões são facilmente encontráveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo