BATE PRONTO 53

Mais uma coluna Bate Pronto para os leitores do Alagoinhas Hoje na reta final do primeiro turno da campanha eleitoral, que só agora ganhou mais visibilidade e começou a contar com o interesse dos eleitores. A lei impõe restrições ao trabalho da imprensa e neste período nem todas as informações disponíveis podem ser divulgadas, sob pena de sanções da Justiça Eleitoral, que inviabilizariam a continuidade do nosso trabalho. Até a próxima coluna.

“TOU NEM AÍ”

O deputado federal Luiz Argôlo (SDD) faz campanha à reeleição como se nada estivesse acontecendo. Das duas uma: ou deputado é muito resiliente ou tem traços de autismo (com as devidas desculpas dirigidas aos autistas) e não está entendendo o cenário trágico no qual está diretamente envolvido. Ele não está nem aí para as denúncias que a cada dia pululam na imprensa nacional.

FACEBOOK

Fazendo campanhas, apesar de experientes, candidatos não tomam os devidos cuidados. O deputado estadual Paulo Azi (DEM), um dos nomes certos da bancada baiana na Câmara dos Deputados na próxima legislatura, cometeu um deslize. Postou  em sua página do Facebook foto de “comício” ao lado do ex-prefeito de Água Fria, Manoel Potinha, preso e indiciado pela Polícia Federal no curso da Operação 13 de Maio, que detectou desvios de recursos federais oriundos de repasses para secretarias municipais de educação. Uma grande derrapagem.

PESQUISAS

Informações contraditórias e com números completamente díspares de pesquisas internas chegam ao Alagoinhas Hoje sobre os índices de intenção de votos dos candidatos com base eleitoral no município e que pleiteiam candidaturas à Assembleia Legislativa. Quem estiver se iludindo terá muito o que chorar na noite de 5 de Outubro. Melhor é enfrentar a realidade.

REDE

Uma grande rede nacional de supermercados estaria interessada em instalar sua primeira unidade em Alagoinhas. Nos próximos dias representantes da empresa visitarão a cidade. Um problema, pela dimensão projetada, será mais uma vez, encontrar terreno com localização adequada e preço justo, visto que a inflação imobiliária do município assusta os novos empreendedores.

MURAL

Leitor fez contato e denunciou o abandono do mural da parede externa do Mercado do Artesão pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Com a palavra o titular da pasta. O mural, de acordo com o leitor, está necessitando de restauração. Diversos contatos teriam sido feitos com o secretário André Nunes, mas até agora, afirma o denunciante, nenhuma medida foi tomada.

DANTAS BIÃO

Um dos grandes desafios do próximo governador em relação ao município de Alagoinhas será o retorno da gestão do Hospital Regional Dantas Bião para a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), após a saída da Fundação Monte Tabor, agendada para a primeira semana de Janeiro de 2015. Piorar não pode e a comunidade deve exigir melhorias efetivas da nova administração estadual. Objeto de disputa eleitoral, o HRDB agoniza há muito tempo e encontra-se em estado terminal.

SHOPPING

Informações sobre a construção do shopping em Alagoinhas indicam que o projeto está parado e sem perspectivas imediatas de prosseguimento. Problemas com o terreno seriam os impeditivos para o fechamento do negócio. Não se sabe, entretanto, se a aquisição foi efetivada. Mais transparência seria bem vinda.

AGENDA

A maioria dos candidatos alagoinhenses, por pura incompetência, insiste em não mandar suas agendas diárias para os veículos de comunicação da cidade. Alguns deles, com razões ou não, criticam a imprensa de Alagoinhas, mas não fazem o mínimo, demonstrando falta de profissionalismo.

PRESIDÊNCIA

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Alagoinhas, Jorge da Farinha, sancionado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e que foi candidato em 2012 com artifícios jurídicos, planeja voltar à presidência do legislativo. Ele sofre resistências internas daqueles que querem melhorar a imagem do poder, que na atual gestão não soube se posicionar corretamente em termos de marketing. Mais um período que não deixará nenhuma marca positiva. O mais do mesmo.

2016

Políticos que fazem campanha, mas não são candidatos em 2014, miram as eleições de 2016 para a Prefeitura de Alagoinhas e pretendem disputar os votos dos eleitores do município. A partir de Janeiro, com a posse do novo governador, as movimentações ganharão contornos mais visíveis. Aliados do futuro chefe do Executivo estadual terão mais oxigênio para disputar a eleição com maior viabilidade.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje