BATE PRONTO 40

A coluna Bate Pronto chega a sua quadragésima edição e com certeza os temas tratados agradarão aqueles que têm no AH a sua principal fonte de informação.

Em nove meses, o site se tornou a maior referência no segmento de comunicação de internet do município. A responsabilidade aumenta a cada dia e o AH continuará trilhando o caminho que um veículo comprometido com a cidade deve adotar.

Até a próxima coluna. Boa leitura.

Binário

Apesar da verve da secretária de Infraestrutura, Sonia Fontes, as obras do projeto Binário “andam” lentamente e os prejuízos para os comerciantes da área são grandes. Parte do entorno da Praça Rui Barbosa continua com ruas fechadas. Quanto mais rápido a obra for concluída, melhor para a cidade. Mas parece que o passo é de tartaruga, apesar da conversa bonita da secretária, que conta com a anuência de alguns radialistas quando concede entrevistas.

Expo

EXPO ALAGOINHAS 1

Fonte do Alagoinhas Hoje afirmou que tem jabuti na árvore quando se trata da Expo Alagoinhas, que será realizada na primeira semana de Outubro. Qual a empresa será a responsável pela contratação das bandas que se apresentarão no palco principal do evento? Quem pagará a conta de energia elétrica? Qual o valor do contrato com a empresa que contratará as atrações musicais?

Subsecretário

A situação de um subsecretário da administração municipal estaria se complicando ainda mais, porque além de não produzir como se esperava dele, ainda criou arestas com diversos segmentos internos do governo. E mais: estaria tratando mal os contribuintes, com certa deseducação, fora dos padrões exigidos dos servidores, mesmo aqueles que exercem cargos por tempo determinado.

Audiência

A sociedade alagoinhense espera que o governador Jaques Wagner mantenha a audiência com representantes de Alagoinhas, marcada, remarcada e adiada para a próxima sexta-feira, dia 6. Aparentemente, Wagner não quer se envolver nesta questão porque existem interesses conflitantes de Alagoinhas e Feira de Santana. O Alagoinhas Hoje cobrará uma posição mais clara do chefe do Executivo. O site não tem nada contra a Princesa do Sertão. Mas também não tem nada a favor.

Vereadores

Embora os cinco vereadores autores do projeto de lei complementar 006/2013, que acabaria com a gratuidade no transporte coletivo, tenham voltado atrás, o desgaste permanecerá e marcará suas trajetórias até as eleições de 2016. Não há argumento para convencer a comunidade sobre os bons propósitos dos edis, que com o projeto, também desgastaram o poder legislativo. 

MP

No dia 14 de Agosto, o editor do Alagoinhas Hoje enviou e-mail ao Ministério Público local para saber em que estágios de tramitação se encontram as denúncias dos vereadores da bancada de oposição contra o prefeito Paulo Cezar. Mas até agora não obteve nenhuma informação do MP. Certamente, muitas ações não podem ser divulgadas. Entretanto, alguma satisfação deve ser dada à sociedade. A transparência pública vale para todos.

Sede

Sem sede, a comunidade LGTB espera que o prefeito Paulo Cezar cumpra a sua promessa, que já fez vários aniversários, de ceder um espaço para que as reuniões e atividades do grupo aconteçam. Seria bom elaborar uma lista de todas as promessas feitas e não cumpridas nestes quatro anos e oito meses de governo. Vai faltar papel.

SECOM I

Até hoje, passados oito meses do segundo mandato do prefeito Paulo Cezar, a Secretaria Municipal de Comunicação não propôs nenhum encontro com os profissionais que atuam na imprensa de Alagoinhas. Encontros setoriais com os segmentos da mídia local seria uma boa estratégia para mostrar aquilo que o governo está fazendo. Mas nada, apenas releases, releases e releases.

SECOM II

O Alagoinhas Hoje teve (e tem) a oportunidade de demonstrar sua imparcialidade porque passou a publicar releases enviados pela SECOM, que só tomou a atitude de considerar o site como uma mídia para veicular as informações oriundas do poder público no início de Agosto, mais precisamente no dia 12. Matérias de interesse público sempre terão espaço garantido no AH. Aqueles que não gostam do governo, entendem que o site amenizou sua linha editorial (estes podem apresentar suas versões, se quiserem, acerca dos fatos noticiados). Os correligionários do prefeito acreditam que as críticas são contundentes demais. Nenhum dos dois lados tem razão e o AH manterá seu trabalho crítico e investigativo.

Assessoria

Ao contrário do que afirmam alguns setores do governo municipal, o editor do Alagoinhas Hoje não faz assessoria de imprensa para o vereador Radiovaldo Costa. Uma informação é válida para esclarecer a questão: Costa é o único dos 17 vereadores que mantém contato com o site. Aparentemente, ele reconhece a importância do AH e os outros não. O professor Albino Rubim dizia em sala de aula, assim como registrou em seus textos, que a política se constrói também por intermédio da mídia. Mas muitos nãos sabem disso.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje