BATE PRONTO 21

Mais uma Coluna Bate Pronto à disposição dos leitores do Alagoinhas Hoje. Em um pouco mais de 40 dias, a coluna se tornou o espaço mais acessado do site. Certamente por conta das notas dos bastidores da politica alagoinhense que tanto interessam aos leitores. Os políticos gostam de encobrir muitos fatos, a imprensa deve, por seu turno, tornar de conhecimento público tudo que for possível descobrir.

Repercussão

Não foi boa a repercussão em relação às atrações musicais do “Forró do Seu Luiz” (São João de Alagoinhas), dentro do Projeto Transbaião, que acontecerá nos dias 22 e 23, sob a coordenação do deputado federal Luiz Argôlo (PP). O jovem deputado precisa modernizar os métodos.

Coincidência I

Notícia vinda de Candeias, cuja fonte merece todo crédito: a empresa que fez a reforma das unidades escolares do município da região metropolitana é a mesma que atua na Secretaria Municipal de Educação de Alagoinhas realizando serviço similar. Mera coincidência.

Coincidência II

A atual secretária de Educação de Candeias, Laís Veloso, foi diretora de gestão escolar da SEDUC Alagoinhas. Está em Candeias por indicação do deputado federal Luiz Argôlo (PP).

Gabinete

Secretário do prefeito Paulo Cezar fez ligação hoje pela manhã para o Programa Primeira Mão, da Nova AM, supostamente usando telefone da municipalidade para divulgar evento privado. Uma bobagem, aparentemente, mas a partir de fatos insignificantes é que muitos confundem interesses públicos e privados. Um detalhe: ao apresentador do programa foi dito que a origem da ligação era o gabinete do prefeito. Para dar mais moral, possivelmente.

Sugestão

Leitor do Alagoinhas Hoje sugere espaço para comentários de matérias. Boa sugestão, porém, inviável neste momento porque a moderação exige tempo e atenção redobrada para que nenhuma ofensa à honra das pessoas seja veiculada. O ônus de um descuido pode ser muito alto.

Deputado I

O deputado federal Luiz Argôlo (PP) fez contato na terça-feira com o editor do site visando abrir um canal de comunicação. Algo normal em um regime democrático e plenamente aceitável na relação salutar que se pode estabelecer entre a imprensa e detentores de cargos eletivos. O site está aberto e dialogar faz parte do trabalho. Só não abre mão das críticas que julgar pertinentes.

Deputado II

O grupo político do deputado Argôlo, segundo uma fonte, estaria muito incomodado com as críticas do Alagoinhas Hoje ao secretário de Educação, Caio Castro. E ficou mais incomodado ainda com o embate entre o site e o vice-prefeito Geraldo Almeida. Aviso aos navegantes: o direito de fazer críticas e apontar falhas dos gestores públicos é inegociável.

Depoimento

O longo depoimento do ex-secretário de Governo, Juscélio Carmo, ao Ministério Púbico ontem à tarde, pode ter muitos desdobramentos em médio e longo prazo. Com a melhor organização da justiça local a tendência é que a instauração dos processos seja mais ágil. Problemas à vista para o prefeito e sua trupe.

Licitação I

A empresa ARQTEC, que fazia a gestão do aterro sanitário com valor aproximado de R$200 mil/mês, desclassificada na licitação para contratação de uma nova empresa para realizar o mesmo serviço, entrou com recurso contestando sua saída do certame. A única classificada, após duas etapas, foi a ART, cujo proprietário é filho do ex-vice-prefeito de Alagoinhas, Marco Antunes.

Licitação II

Na licitação que está em curso o valor máximo a ser pago mensalmente pela Prefeitura de Alagoinhas para a gestão do aterro sanitário será de R$ 125 mil. Com este valor será possível executar os serviços constantes na licitação? O valor pago anteriormente à ARQTEC estava acima daquele praticado no mercado? Houve superfaturamento?

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje