BATE PRONTO 122

Nova coluna à disposição dos leitores do Alagoinhas Hoje. Este espaço é o mais aguardado e pedidos para edições diárias aumentam a cada dia. Quase impossível, mas em 2017 vamos tentar diminuir o tempo de publicação da coluna, privilegiando, como é nosso objetivo, as informações de bastidores. Até a próxima. 

 comissao-de-transicao-4

Comissão de Transição

Tardiamente, a Comissão de Transição – cinco profissionais indicados pelo prefeito Paulo Cezar e cinco ligados ao prefeito eleito Joaquim Neto – começará suas atividades. Os desafios são grandes e não podem ser minimizados. O espirito de colaboração, para o bem do povo de Alagoinhas, deverá permear todo o trabalho dos dez componentes da comissão.

Carro Forte 

Ontem, no decorrer da sessão da Câmara de Vereadores de Alagoinhas, na qual as contas do prefeito Paulo Cezar do exercício de 2015 foram votadas (e aprovadas), o vereador Arão Oliveira dizia para quem quisesse ouvir que o carro forte havia passado por lá. Não se sabe, contudo, se a rota do veículo foi na direção da sede do legislativo ou se houve um erro no trajeto, por culpa exclusiva do condutor do carro forte.

Chapecoense

A morte de jogadores e comissão técnica da Chapecoense ecoou em todo o mundo. Fatalidade, erro técnico, pane seca ou falha elétrica podem ser os motivos da queda do avião. O jogador Ananias, oriundo das divisões de base do Bahia, era casado com uma alagoinhense, filha do conhecido capitão Cruz. Ananias e Bárbara foram padrinhos de casamento dos advogados Gustavo Carmo e Liane Araújo.

SECOM I

O prefeito ACM Neto anunciou hoje (30) pela manhã, em entrevista coletiva, o formato da reforma administrativa para o segundo mandato. Duas secretárias serão extintas (Desenvolvimento, Trabalho e Emprego e Relações Institucionais) e três pastas criadas: Trabalho, Esporte e Lazer, Comunicação e Políticas para as Mulheres.

SECOM II

Em Alagoinhas, na contramão da gestão soteropolitana netista, gênios joaquinistas estariam planejando a extinção da Secretaria Municipal de Comunicação, criada no final de 2012. A instituição da SECOM foi um dos grandes acertos do prefeito Paulo Cezar. Uma prefeitura do porte de Alagoinhas não comporta estrutura de comunicação pendurada no gabinete do prefeito, como sempre foi antes da criação da SECOM, desprovida de orçamento próprio e nenhum peso político no primeiro escalão.

SECOM III

Implementar políticas governamentais de comunicação é tão importante quanto melhorar a saúde, educação e infraestrutura. Isso para ficarmos nestas três áreas. A cidade se tornou complexa, as mídias sociais produzem informação a cada segundo e o poder público não pode se posicionar timidamente diante de tantos desafios dialógicos com a comunidade. A extinção da SECOM seria (será) grande burrice de um ou mais gênios joaquinistas.

SECOM IV

O nome do publicitário Billy Dórea circula como possível gestor da área de comunicação do governo Joaquim Neto. A coluna pergunta: 1) A gestão da comunicação da Prefeitura de Alagoinhas não seria um demasiado desafio para Billy? 2)  Quais relações mantém com a imprensa? 3) Quem conhece na imprensa de Salvador? 4) Em quais prefeituras da Bahia, do porte de Alagoinhas, atuou na área de comunicação? Antônio Elinaldo (DEM), prefeito eleito de Camaçari, conversa com experientes jornalistas de Salvador e já convidou dois. Um dos convidados não aceitou e o outro será o titular da comunicação do poder público da cidade mais rica da região metropolitana. Joaquim precisa se afastar das escolhas comezinhas. Ele saiu de Sátiro Dias. O modelo de gestão satirense tem que sair dele. Será que está impregnado?

Mistério de polichinelo

Matéria sobre pretendente ao cargo de secretário municipal causou alvoroço no meio político alagoinhense e curiosidade entre os leitores do site pelo currículo espetacular. É segredo de polichinelo, mas pela gravidade das situações descritas a alcunha do cidadão não foi explicitada claramente.

E la nave va

Caetano Veloso escreveu uma letra na qual afirmou que “está provado que só possível filosofar em alemão”. Certas situações, só com o italiano, mesmo para descrever “causos” alagoinhenses. O dono da agência de publicidade da Câmara de Vereadores insiste que sua metodologia de apropriação do dinheiro dos prestadores de serviço do parlamento é a correta e não permite contestação. O Alagoinhas Hoje questionará o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (SINAPRO) sobre o método inovador de tungar os recursos alheios. Aviso: o site nunca teve qualquer anúncio da Câmara de Vereadores, portanto, não foi subtraído de seus direitos financeiros. E la nave va. Pode ir para o buraco com tantas artimanhas sem sustentações legais, éticas e morais.

Viúva I

Já tem gente se organizando para encostar equipamentos na viúva, sempre fornida e bela, apesar de centenária. Imbricamentos de árvores genealógicas estariam por trás das aquisições.

Viúva II

Poucos, de fato, querem defender a viúva. Discursos públicos, quase sempre falaciosos, indicam que a preservação da ética e dos bons costumes será regra pétrea. No entanto, equipes técnicas com membros cezistas, com apoio de ex-aliados, planejam prestar serviços por metragem e não por empreitada. Negócio da China.

No lugar certo

O jornalista Tárcio Mota, recém empossado na direção do Centro de Cultura de Alagoinhas, está no lugar certo para dar vazão às suas potencialidades como agente/animador cultural, algo que o jornalismo, hoje tão formatado, não permite. Uma boa escolha do deputado estadual Joseildo Ramos. Alagoinhas necessita de renovação em todas as áreas.

Imprensa I

O vereador Juracy Nascimento (DEM), segundo mais votado na última eleição, teria dito que não aceitará críticas da imprensa de Alagoinhas em relação à sua atuação parlamentar. Se há procedência, o neófito em política está totalmente equivocado e precisa de um curso de boas maneiras. Ninguém, nem o presidente da República, pode contestar o trabalho da imprensa, quando realizado dentro dos parâmetros corretos. A política gera visibilidade, elogios e críticas. É necessário saber lidar com tudo isso. Imprensa não aceita ordem unida.

Imprensa II

Nascimento, não o capitão do filme Tropa de Elite, mas o vereador, avaliará a nota Imprensa I como uma crítica antecipada ao trabalho político que fará a partir de 1º de janeiro? Ele terá que aprender a lidar com a imprensa. Se for pressionado em troca de jabá que faça a denúncia e terá todo apoio do Alagoinhas Hoje. É bom que o vereador separe a imprensa da imprensa. Uns, imprensam. Outros, querem notícias. Simples assim.

Netinhos

Se não bastassem os filhos, tem gente querendo boquinha para netinhos na Prefeitura de Alagoinhas. Os parentes sempre serão os mais competentes (por laços consanguíneos).  A velha tradição patriarcal.

Banco do Brasil

Incrível, mas é verdade: o Banco do Brasil conseguiu errar (para mais) o valor das prestações dos imóveis do Residencial Urupiara. Só depois de mais de 400 contratos assinados é que a falha abissal foi detectada. Não se sabe se por mutuário ou funcionário do BB. Não tem gente no BB de Alagoinhas que use calculadora financeira corretamente? Vergonha é o termo mais adequado para esta barbeiragem.

Sem secretários

Provavelmente, não será no dia 5 de dezembro, quando acontecerá sua diplomação, que o prefeito eleito Joaquim Neto (DEM) anunciará os secretários restantes. Injunções políticas estariam atrapalhando o calendário. 

DEM

Joaquim Neto participa, em São Paulo, no hotel Meliá, amanhã (1°) e sexta-feira (2), de encontro do DEM com prefeitos eleitos e reeleitos das principais cidades brasileiras. Ele já deve estar sentindo a diferença entre ser prefeito de município pequeno e de uma cidade importante da Bahia, do Nordeste e do Brasil. Haja convite. 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo