Alagoinhas: PROERD 2015 contempla mais de 1.000 estudantes da rede municipal

CAIO CASTRO 1

Mais de 1.000 jovens. Essa é a expectativa da Prefeitura de Alagoinhas para atender alunos do 5º ano da rede municipal de ensino, por intermédio de atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições escolares. A ação integra o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC).

De acordo com Caio Castro (foto), secretário da Educação, desde 2009 o número de alunos participantes cresce de maneira significativa. “Este ano serão mais 20 unidades escolares dentro do programa, que traz benefícios para a educação com princípios cívicos, éticos e morais”, disse.

Policiais capacitados irão desenvolver 12 encontros com atividades lúdicas em sala de aula. Segundo o capitão Mendes, o Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão. “Além disso, aproximamos a comunidade do nosso efetivo. A curto prazo recebemos relatos dos pais que identificam mudança de comportamento nos filhos por conta da participação”, salienta

A subsecretária da Educação, Lúcia Almeida, informa que uma reunião com os diretores escolares acontece na próxima semana para apresentação do programa. “No final do ano, as 10 melhores redações serão premiadas no dia da solenidade de formatura. Os jovens formados passam a atuar como agentes multiplicadores sociais”, finalizou.

O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência no mundo.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Foto: Amilton André

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje