Moody’s rebaixa as notas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Maranhão

Um dia depois de reduzir a nota de crédito do Brasil, a agência de classificação de risco Moody’s comunicou nesta quarta-feira o rebaixamento das notas de crédito de quatro estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Maranhão –, e de duas capitais, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Como aconteceu com a nota do país, as classificações do estado de São Paulo e da cidade do Rio caíram de Baa2 para Baa3, o último degrau da categoria de bom pagador, ou grau de investimento.

Já o estado de Minas Gerais e sua capital Belo Horizonte perderam o selo de grau de investimento ao terem suas notas de risco revistas de Baa3 para Ba1, já considerada uma categoria especulativa. A perspectiva os dois estados e a capital mineira ficou estável. Assim como Minas, o Paraná deixou o grupo de grau de investimento ao ser classificado em Ba1, deixando o Baa3, o último degrau da categoria de bom pagador.

“Na visão da Moody’s, a deterioração em curso na economia brasileira e das condições fiscais do governo federal tem um impacto direto no ambiente operacional de estados e municípios. Além disso, as condições fiscais dos estados e dos municípios brasileiros havia se enfraquecido em 2014, resultado da queda nas receitas e do aumento da rigidez das despesas”, justificou a Moody’s em comunicado.

Fonte: Ex-Blog de Cesar Maia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo