Estudantes da rede estadual receberão cartilha OAB vai à Escola

oab

Os es­tu­dantes da rede es­ta­dual de en­sino re­ce­berão a partir de junho a nova edição da car­tilha do pro­jeto ‘OAB vai à Es­cola’, que é re­a­li­zado através da par­ceria da Ordem dos Ad­vo­gados da Brasil (OAB), seção Bahia, com a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado, dentro da pro­posta do pro­grama Educar para Trans­formar. Com uma lin­guagem fácil e di­dá­tica os es­tu­dantes terão acesso a in­for­ma­ções im­por­tantes como no­ções de Di­reitos Hu­manos, Cons­ti­tuição Fe­deral, Es­ta­tuto da Cri­ança e Ado­les­cente e, sobre temas di­versos como in­to­le­rância re­li­giosa, di­ver­si­dade se­xual, ra­cismo e ou­tros.

O ‘OAB vai à Es­cola’ é um pro­jeto em que ad­vo­gados vi­sitam as es­colas da rede es­ta­dual de forma vo­lun­tária para mi­nis­trarem pa­les­tras sobre temas como ci­da­dania, di­reitos e de­veres do ci­dadão, normas ju­rí­dicas, fun­ci­o­na­mento dos três po­deres e ques­tões da atu­a­li­dade re­la­ci­o­nadas ao co­ti­diano das cri­anças e jo­vens. As car­ti­lhas estão pre­vistas para serem dis­tri­buídas gra­da­ti­va­mente a partir do mês de junho nas vi­sitas re­a­li­zadas pelos ad­vo­gados nas es­colas da ca­pital e in­te­rior do Es­tado.

Du­rante en­contro com re­pre­sen­tantes da OAB, na sede da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado, o se­cre­tário da Edu­cação, Os­valdo Bar­reto, res­saltou que “este pro­jeto da OAB em par­ceria com o Educar para Trans­formar é muito im­por­tante, pois tem con­tri­buído muito no pro­cesso pe­da­gó­gico das es­colas e esta car­tilha serve como um ins­tru­mento para os es­tu­dantes co­nhe­cerem me­lhor os seus di­reitos fun­da­men­tais”.

Eli­a­sibe de Car­valho, que faz parte da Co­missão de Di­reitos Hu­manos da OAB, seção Bahia, acre­dita que “através dos con­teúdos da car­tilha os es­tu­dantes vão passar a ter um co­nhe­ci­mento me­lhor da le­gis­lação do país e, a partir disso, po­derão rei­vin­dicar seus di­reitos de forma ainda mais cons­ci­ente”, des­taca.

Car­tilha

Se­gundo a ar­ti­cu­la­dora do pro­jeto ‘OAB vai à Es­cola’, da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado, Ana Eli­za­beth Gomes, o pro­jeto também visa o pro­ta­go­nismo ju­venil. “Nos en­con­tros também são abor­dados temas es­sen­ciais como o Es­ta­tuto da Ju­ven­tude onde le­vamos os es­tu­dantes a dis­cus­sões sobre po­lí­ticas pu­blicas e re­dução da mai­o­ri­dade penal, cha­mando a atenção do papel deles na es­cola e na so­ci­e­dade”, ex­plica Ana Eli­za­beth Gomes.

“Sinto-me muito gra­ti­fi­cado em poder trocar ex­pe­ri­ên­cias com os es­tu­dantes porque pas­sarmos um pouco do nosso co­nhe­ci­mento e também apren­demos muito com os jo­vens, pois, trazem um pouco do dia a dia deles e de suas fa­mí­lias. São mo­mentos de muito apren­di­zado e esta car­tilha deve ser usada cons­tan­te­mente por cada es­tu­dante”, con­clui o re­pre­sen­tante do Grupo de Tra­balho do Di­reito à Edu­cação da OAB, Ge­ni­valdo Silva das Neves.

Fonte: SEC Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje