Alagoinhas está entre os municípios mais desenvolvidos da Bahia

Alagoinhas: nono lugar entre os municípios mais desenvolvidos da Bahia

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) analisa indicadores econômicos e sociais dos 5.568 municípios brasileiros a partir do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Alagoinhas está em nono lugar na Bahia dentre os mais desenvolvidos em termos de emprego, renda, saúde e educação.

À frente de Alagoinhas estão Salvador, São Francisco do Conde, Pojuca, Maragojipe, Feira de Santana, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas e Barreiras. O índice utiliza os seguintes de critérios de avaliação: no tópico Emprego e Renda são levados em consideração a geração de postos de trabalho formais, estoque de empregos e remuneração média do trabalhador; em Educação, os pesquisadores analisam indicadores de matrículas na educação infantil, distorção idade/série, taxa de abandono dos estudantes, docentes com graduação superior, horas aula diárias e o resultado do IDEB no ensino fundamental; para avaliar a Saúde, a FIRJAN leva em consideração o número de consultas de pré-natal, óbitos por causas mal definidas e óbitos infantis por causa evitáveis.

A pesquisa, publicada agora, foi realizada em 2010. Com a instalação de novas indústrias e com os  investimentos que serão anunciados em breve, a cidade poderá ocupar um melhor lugar  dentre os municípios mais desenvolvidos da Bahia.

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje