A UFNB precisa ter a “cara” das pessoas que vivem em nossa região, afirma Joseildo

O deputado estadual Joseildo Ramos (PT), afirmou nesta segunda-feira (28) que a Universidade Federal do Nordeste da Bahia precisa ter a “cara” das pessoas que vivem na região nordeste do estado. A afirmação foi feita durante mais uma audiência de mobilização pela criação da UFNB, que ocorreu no auditório do Centro Integrado de Ensino, na cidade de Conde, e contou com a participação de estudantes, professores, representantes do poder público e dos movimentos sociais. Para o parlamentar, a nova universidade precisa reverberar os anseios da população e os saberes centenários desta importante e rica região. “Queremos uma universidade com a nossa cara, construída por muitos e é por isso que estamos percorrendo os 76 municípios que compõem a nossa mesorregião nordeste”.

Joseildo lembrou também, que a luta e mobilização popular são fundamentais para que o projeto da UFNB seja vitorioso. “A criação de universidade federais no Brasil segue diferentes caminhos: quando se cria um Estado, a própria lei de criação já institui as organizações públicas, inclusive a sua universidade federal. Há outras que nascem a partir de lutas institucionais históricas, e, por fim as que surgem  por reivindicações da sociedade civil organizada”, explicou.

A luta pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia tem sido encampada por diversas lideranças políticas, movimentos sociais, organizações, sindicatos e associações dos quatro territórios que devem ser beneficiados: Litoral Norte/Agreste Baiano, Semiárido Nordeste 2, Bacia do Rio Jacuípe e Sisal. Debates, palestras, reuniões e audiências públicas têm marcado a campanha de mobilização pela criação da UFNB. Na próxima semana ocorrem dois encontros importantes: o primeiro, na quarta-feira, 07 de maio na Câmara Municipal de Alagoinhas, e, o segundo, na sexta-feira, dia 09 na Assembleia Legislativa da Bahia, que será palco de uma grande audiência pública para discutir o tema e que será coordenada pelo deputado Joseildo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo