À NOSSA PRIMAVERA VERMELHA! – ERNESTO MARQUES

Estava chegando de viagem ontem, quando soube dos desdobramentos de iniciativas às quais me somei desde a semana passada, no sentido de haver acordo entre as forças que apoiam Edson Valadares e Marta Rodrigues na disputa pelo PT de Salvador. Tão natural quanto a Lei de Newton, o apoio da EDP à nossa candidatura a presidente estadual do PT deixaria a chapa PARTIDO MAIS FORTE ainda mais parecida com o campo que constituímos no começo do ano para tratar do PED e das eleições de 2014. Pelegrino e Marta, assim como toda a EDP, estavam conosco no campo PT MAIS FORTE até a hora de decidir entre candidatura e chapa próprias e a adesão ao “chapão”. 
Declarei apoio antes e sem qualquer condicionamento, em nome do Movimento PT – tendência da qual fazemos parte eu, Marcelino Galo, o prefeito Guilherme Menezes e muita gente boa de luta. Acompanhamos a companheirada da tendência Brasil Socialista no apoio a Marta, posição compartilhada pela ArtCNB liderada pelo companheiro Zé Maria. Há uma escolha muito clara de um caminho político a seguir, materializada a partir do momento em que declaramos apoio sem qualquer garantia de contrapartida. É a Política, companheiro!
O que está em jogo, nesse caso, é muito mais do que uma simples questão de tática eleitoral. Trata-se, em verdade, de uma escolha estratégica sobre o futuro do PT na Bahia. Reduzir isso a um duelo de titãs é lançar uma cortina de fumaça de forma a evitar que se veja a cena por inteiro. Exemplo nauseante disso foi a aprovação do aumento do IPTU com os votos de cinco vereadores filiados ao PT. Apoiamos Marta pedindo votos para Edson confiando que o rodízio significará um reposicionamento do PT em Salvador que não naturalize esse tipo de anomalia e reponha às instâncias partidárias, o lugar devido. Assim o Partido voltará a ter uma bancada na Câmara, em vez de um conjunto de vereadores filiados que não se acham obrigados a falar para a cidade em nome do PT, como se espera de uma bancada parlamentar do Partido dos Trabalhadores em qualquer casa legislativa deste Brasil.
O apoio do companheiro Pelegrino e da tendência que segue sua liderança muito nos honraria. Primeiro pela sua trajetória na construção do PT, e segundo, porque seria a coroação do acerto em torno da opinião política que construímos juntos, no campo PT MAIS FORTE. Desejando ficar a léguas da mediocridade, festejamos a primazia da boa Política florescendo no 21 de setembro para abrir a nossa PRIMAVERA VERMELHA!
Brindaremos a isso na sexta-feira, quando nos encontraremos num almoço para selar a aliança capaz de oferecer a Salvador, o PT que a cidade precisa e merece. Sem medo de ser feliz!

Ernesto Marques é jornalista e candidato à presidência do PT da Bahia

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje