Documento em defesa de Alagoinhas será entregue a presidente Dilma Rousseff – Exclusiva

Dentre as ações que darão sequência à audiência com o ministro dos Transportes, Cesar Borges, que aconteceu  na última terça-feira, ficou estabelecido que a professora Iraci Gama produzirá um documento a ser entregue à presidente Dilma Rousseff, com a intermediação do ex-governador da Bahia, hoje um dos mais prestigiados ministros do governo federal, sobre a vinculação histórica de Alagoinhas com a ferrovia, sua localização estratégica e a importância econômica do município ser contemplado com o traçado da nova ferrovia que ligará Recife e Feira de Santana.

Em conversa com o editor do Alagoinhas Hoje, a professora Iraci afirmou que seu texto relatará de forma objetiva a história e vinculação do município com a ferrovia, que remontam ao século XIX. “Não é justo que no momento em que o governo federal começa a investir na recuperação e ampliação das ferrovias, Alagoinhas seja excluída”, disse Iraci.

Embora considere importante a realização da audiência com o ministro dos Transportes, Iraci Gama demonstrou preocupação entre aquilo que expressou Borges e a resolução da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), que prevê a desativação de vários trechos ferroviários no Brasil, dentre os quais está incluído o de Alagoinhas. “São situações contraditórias, que esperamos sejam superadas para o bem do nosso município”, avaliou.

Para ela, enquanto a resolução da ANTT não for cancelada Alagoinhas poderá ser prejudicada. “A atitude da ANTT é uma questão de Estado e não é uma mera ação de burocratas”, salientou a professora, acrescentando “que a mobilização deve continuar para que os interesses do município sejam atendidos”.

Iraci afirma que o documento será apresentado na próxima reunião do grupo, agendada provavelmente para amanhã, sexta-feira, na Câmara de Vereadores, visando dar continuidade às discussões sobre o tema e às estratégias de integração dos vários grupos sociais de Alagoinhas que estão se mobilizando para convencer as autoridades acerca da importância do município no sistema ferroviário do Brasil.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo