Vara Criminal de Alagoinhas protege vítimas em processos criminais ao utilizar correio eletrônico

juiz_gabio_falcao

A Revolução Informacional proporcionada pela utilização da internet em escala planetária já alterou a relação da Vara Criminal de Alagoinhas, com os jurisdicionados envolvidos em processos tramitando na comarca.

O juiz Fábio Falcão Santos, buscando maior celeridade e economia processuais, bem como contribuir para a redução de gastos com material de consumo, vem intimando, por correio eletrônico, as vítimas em processos criminais.

Desta forma, o magistrado evita os custos de mobilidade com o deslocamento de oficial de Justiça, além de evitar a exposição da vítima, sem necessidade, após a prolação de sentença condenatória.

O uso da internet, como forma de dar velocidade e qualidade ao trabalho, já resultou também em uma movimentação de processo em um tempo que pode ser considerado referência para uma vara criminal em comarca com mais de 170 mil habitantes.

Uma sentença foi proferida em processo criminal cuja instrução foi encerrada no tempo de exatos dois meses e 27 dias.

O magistrado encaminhou intimação da sentença ao e-mail da vítima, que respondeu à mensagem agradecendo pela celeridade na finalização do processo e o quanto este resultado lhe transmitiu a sensação da efetividade da justiça.

As mudanças nas relações de sociabilidade promovida pelo uso incessante da internet nas redes contemporâneas produzem resultados positivos também na digitalização de processos e interatividade do tribunal com o cidadão baiano.

Fonte: Ascom TJBA / Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo