Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil atinge menor patamar desde abril

A taxa de transmissão (R0) do novo coronavírus atingiu o menor valor no Brasil desde o início do acompanhamento do Imperial College London, em abril. Conforme relatório da instituição divulgado nesta terça-feira, 15, o índice está em 0,9, o que significa que cada grupo de 100 pacientes com o vírus infecta outras 90 pessoas.

Os dados levam em conta a mediana das estimativas de mortes na comparação das duas semanas. No entanto, a taxa pode ser maior (até R0 = 1,21) ou menor (até R0 = 0,86). A Imperial College London disse que as autoridades brasileiras têm revisado os números, e pede cuidado na hora de interpretar os índices do Brasil, segundo informações do G1.

A primeira vez que a taxa caiu para valores abaixo de R0 = 1 foi no dia 16 de agosto. Logo depois, o estudo registrou pequenas oscilações para mais ou para menos. De acordo com o consórcio de meios de comunicação baseado nas secretarias estaduais de Saúde, o balanço de segunda-feira, 14, mostrou mais de 132 mil mortes e 4,3 milhões de casos registrados desde o início da pandemia.

Em comparação com 14 dias atrás, o país teve queda de 28% no número de novos casos. O Brasil esteve no limite da estabilidade no índice de novas mortes diárias, com queda de -15% das confirmações.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo