Estudantes da Unirb vão prestar trabalho voluntário nas unidades do Balcão de Justiça

Uma parceria firmada entre o Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do Poder Judiciário da Bahia e a Faculdade Regional da Bahia (Unirb) vai permitir que estudantes de Direito, Psicologia e Serviço Social prestem serviço voluntário nas unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos Balcão de Justiça e Cidadania.

O termo de compromisso e cooperação técnica para a prestação desses serviços nas unidades dos balcões de Justiça, em Salvador, foi assinado na manhã desta sexta-feira (10), no Tribunal de Justiça, entre a desembargadora Joanice Maria Guimarães Jesus e o professor Carlos Joel Pereira, diretor geral da Unirb.

Também estavam presentes à assinatura a juíza Marielza Brandão Franco, da Assessoria Especial da Presidência (Aep II); a coordenadora do curso de Direito da Unirb, Daiane Zappe Viana Veronses; a professora Rosanete Moraes de Souza Fernandes; e os assessores Mirian Santana, do Núcleo de Justiça Restaurativa, e Alberto Abbehusen, do Cejusc.

Segundo a desembargadora Joanice Maria Guimarães Jesus, o estágio, valendo como atividade complementar na grade curricular dos estudantes, obedece aos critérios legais, bem como os constituídos pelas partes integrantes, tendo o seu desenvolvimento realizado durante o período regular de aulas, com datas de início e términos acordados.

Conforme os termos da parceria, a prestação de serviço não acarreta ônus financeiro para os parceiros e será realizada nas dependências físicas de unidades do Poder Judiciário, em setores que tenham condições de proporcionar experiência na linha de formação do aluno colaborador.

Na avaliação do professor Carlos Joel, a presença dos estudantes nas atividades do Judiciário será de grande valia para todos. “Eles vão vivenciar o dia a dia no Judiciário, de forma a conhecer a demanda nos fóruns e somar conhecimentos para sua preparação profissional e como cidadão”, avaliou o professor.

O professor destacou o programa do Tribunal de Justiça, através do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau, de contribuir para o crescimento profissional dos estudantes antes do ingresso no mercado de trabalho. “Isso é importante, e no caso do curso Direito, de grande valia para os futuros advogados”, completou o diretor da Unirb.

Fonte: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo