Senadora propõe audiência pública para debater fechamento de fábricas da Azaleia

A senadora Lídice da Mata (PSB) deu entrada em um requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para a realização de uma audiência pública com a presença do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e representantes da fábrica Vulcabras/Azaleia, que teve 12 unidades fechadas no interior do estado.

O tema também foi alvo de um requerimento semelhante na Câmara, de autoria do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). Em discurso no plenário nesta quarta-feira (5), a senadora citou dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho, que apontam que em Firmino Alves, na microrregião de Itabuna, cerca de 80% da mão de obra formal ficará desempregada. Segundo Lídice, em Itororó, na mesma região, o impacto será da ordem de 60%.

Ela quer propor a discussão do impacto da concorrência asiática na economia do estado, uma vez que, segundo ela, quando a indústria ou segmentos da economia do Sul e Sudeste são abalados, há várias manifestações no Congresso Nacional. “Não é possível que uma crise dessas se abata sobre um estado nordestino e não haja uma providência para que possamos barrar a situação”, criticou.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje