SEMAS realiza encontro para formação de conselho

Na próxima quarta-feira, no Salão Verde da Prefeitura de Alagoinhas, às 14h30, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), por intermédio da diretoria de Reparação Racial, realiza encontro para definir como serão escolhidos os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Negro e Afrodescendente – CMDN.

Criado em 2001, o CMDN tem por finalidade promover meios que assegurem à população afrodescendente o exercício pleno de participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural na construção da cidadania.

O conselho deverá ser formado por representantes das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, do Legislativo, religião Afro-brasileira, Ordem dos Advogados (OAB), Conselho Tutelar e seis membros de grupos organizados (capoeiristas, samba de roda, maculelê, etc) com conselheiros titulares e suplentes.

Cada representante terá  mandato de dois anos. Após 30 dias da posse dos eleitos será elaborado o Regimento Interno, definindo, assim, um calendário de reuniões.

O CMDN tem como metas a promoção e desenvolvimento de estudos, projetos, seminários e plenárias em busca da cidadania, ampliação e garantia do acesso e igualdade dos afrodescendentes no mercado de trabalho e nas instituições educacionais públicas e privadas e estimular e apoiar a criação de políticas públicas que vise eliminar toda e qualquer forma de violência e descriminação.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje