Semana Pedagógica começa a traçar metas para o ano letivo de 2014

O prefeito Paulo Cezar e o secretário de Educação Caio Castro abriram na manhã desta segunda-feira, 3, a Semana Pedagógica 2014, com o tema “Eu e você fazendo mais pela nossa Educação”. A Semana vai até o próximo dia 7, com várias atividades e, na abertura, o prefeito anunciou um aumento retroativo ao mês de janeiro de 8,35% a toda a categoria, além do lançamento do edital para a aquisição de 600 notebooks para o aprimoramento dos professores.

O evento também contou com palestra do professor em Filosofia e História da Educação Gabriel Perissé.“Estou muito satisfeito porque sei que o município tem um excelente quadro de técnicos na Educação. Mas também procuramos dar as condições ideais para que os professores possam exercer, com dignidade, o valoroso trabalho de educar nossos jovens”, discursou o prefeito para uma platéia formada por professores, diretores e vices, pedagogos e demais funcionários da SEDUC que lotaram um dos salões do Hotel Áster.

Para o secretário Caio Castro, “a Semana é o momento de dar as boas-vindas aos professores para o ano de 2014, e também aos novos gestores, já que fizemos uma eleição no final de 2013. É oportunidade para o planejamento e de reflexão, visando aprimorar as diretrizes no aspecto pedagógico”. Comentou que Alagoinhas tem boa referência no setor, com programas de sucesso, com indicadores baixos de analfabetismo e bom índice de escolaridade. “Também estamos aderindo a grandes projetos federais, como o tempo integral, adquirindo novos ônibus, creches escolares funcionando e praticando o piso nacional do servidor da educação”, completou.

A subsecretária Lúcia Almeida garantiu que, no final da Semana Pedagógica, estarão definidas as metas para o ano vigente.  “Esperamos trabalhar o tema “Eu e você fazendo mais pela Educação”, com propostas claras e eficientes que ajudam ainda mais na formação de nossos jovens”.

O professor Gabriel Perissé fez da palestra um misto de aula e de stand up, aproveitando cada oportunidade para descontrair a platéia com piadas de efeito ligadas à Educação. Fez uma analogia do tema da Semana Pedagógica de Alagoinhas com a oração de São Francisco de Assis, citando a frase “Ó mestre fazei que eu procure mais”. Desta forma, mostrou que os professores não podem se acomodar e têm de estimular a inteligência dos alunos – “afinal, todos nós somos inteligentes” – a cada momento.

Informou que traz um estudo pedagógico intitulado “Pedagogia do encontro”, reformulado do original, que tem como autor o educador espanhol Afonso Quintás. “Esse estudo implica que para o êxito na Educação temos de ter um quadro de docente bem preparado. Tem de ter gente qualificada, núcleo de pensamento e criatividade, e isso se encaixa tanto no corpo docente quanto ao alunato.

Programação – Nesta terça-feira, 4, acontecem oficinas de educação infantil para professores de creches (2 e 3 anos de idade) e para professores de escolas (4 e 5 anos de idade), no Cetep, e na Escola Municipal Marcos Maciel, para professores das séries finais do Ensino Fundamental. No dia 5, será realizada a oficina do Ensino Fundamental para séries iniciais, no Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA).

 No dia 6, acontecem oficinas de Educação Inclusiva e Ações Socioeducativas, no Cetep, e sobre Educação Infantil para os auxiliares de creche, na Escola Municipal Marcos Maciel. No turno da noite, será ministrada Oficina da Educação para Jovens e Adultos (EJA). No último dia (7), no período da manhã, é a vez da Oficina da Diretoria de Desenvolvimento e Gestão Escolar (DDGE), destinada a cozinheiras e gestores escolares. Na parte da tarde, a oficina é voltada para os gestores escolares.

Também estiveram presentes à abertura o vice-prefeito Geraldo Almeida, o secretário de Governo João Rabelo, os diretores Keite Lima, Daniella Silva, Edmilson Silva, Paulo Carneiro, Josevaldo Nascimento e Marli Monteiro.

Fonte: Secretaria Municipal Comunicação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje