Sem diplomas, ex-alunos de cursos técnicos do CEPA podem perder empregos
Em contato com o Alagoinhas Hoje, por intermédio do Fale Conosco, leitor do site, ex- aluno do Centro de Educação Profissional de Alagoinhas (CEPA), registrou suas preocupações quanto à não emissão dos diplomas dos cursos técnicos de Eletromecânica, Metalurgia, Mecânica de Motores, Usinagem e Eletrotécnica.
O leitor disse que está em vias de perder o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA) por conta da não emissão do diploma. “É o nosso futuro, como profissionais, e de nossas famílias, que está em jogo”, salientou o ex-aluno do CEPA. Sem o registro no órgão de classe os profissionais podem ser demitidos.
Segundo a professora Lúcia Teixeira, subsecretária municipal de Educação, os cursos de ensino médio ministrados pelo CEPA dependiam apenas de autorização do Conselho Municipal de Educação, mas os cursos técnicos necessitam de autorização e reconhecimento do Conselho Estadual de Educação (CEE).
Em Setembro de 2012, de acordo com a subsecretária, a SEDUC protocolou o pedido reconhecimento no CEE e vem acompanhando os trâmites internos do processo 0048068-8-2012. Atualmente, o processo está na unidade técnica (UT) do conselho.
Mais de 200 alunos esperam com grande expectativa o posicionamento do órgão estadual. “A equipe da Secretaria Municipal de Educação está empenhada visando resolver a questão e trabalha no levantamento da vida escolar de cada um dos alunos para saber quem cumpriu todas as exigências e terá condições de receber o diploma”, salientou a subsecretária.
Ela afirmou que o secretário de Educação, Caio Castro, tem visitado a sede do CEE e solicitado celeridade na avaliação do processo objetivando resolver o problema, que é importante para a sequência da vida profissional dos ex-alunos do CEPA.
O Alagoinhas Hoje entrará em contato com a assessoria de comunicação do CEE para saber em que estágio se encontra a análise do processo.