Secretário da Fazenda de Alagoinhas recebe a imprensa na próxima quarta-feira

reginaldo

O secretário Reginaldo Paiva, responsável pelas finanças do município desde o início do ano, recebe os representantes dos diversos veículos de comunicação da cidade na próxima quarta-feira,16, no Centro Administrativo da cidade, CAM.

Na pauta, o tema mais abrasivo entre os diretores de jornais, sites e emissoras de rádio, as pendências de pagamentos de veiculações da Prefeitura, SAAE e SMTT.

A reunião vai servir para dirimir as dúvidas quanto aos pagamentos de veiculações feitas em vários períodos, algumas delas no início do ano, a exemplo da SMTT, pois a imprensa teme que, em função das dificuldades financeiras alegadas pela prefeitura para cumprir pagamentos pontuais aos prestadores de serviços, que as veiculações, já asseguradas através de PI, documento emitido pela agência responsável pela conta, não ocorram ainda no ano em curso, empurrando para o próximo gestor a responsabilidade, mesmo não tendo sido o responsável pela contratação dos serviços.

Envolta em problemas financeiros e fruto de uma CPI na Câmara Municipal, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto não dá nem previsão de quando o pagamento será feito. A agência contratada também não dá sinais de que esse pagamento será efetivado. A dívida do SAAE apurada pela CPI para de R$ 10 milhões, R$ 5 milhões apenas com a Coelba, considerado o maior débito a um fornecedor de energia no Estado.

Com um volume muito grande de pendências financeiras, o SAAE também não dá sinais de que honrará suas faturas junto à imprensa local, estando na dependência de aporte financeiro da Secretaria da Fazenda.

Quem também está na mesma situação e alguns até dizem que está pior é a SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. Lá a situação é gravíssima, avalia o superintendente, advogado Vítor Vergasta. Segundo ele, se não houver repasse por parte da Fazenda Municipal será impossível honrar os compromissos com a imprensa e outros fornecedores.

Vítor informou ao Portal Gazeta na última quarta-feira, 9, que teria uma reunião com o secretário da Fazenda no dia seguinte, e que ligaria para a imprensa para dar uma posição. Algumas medidas foram tomadas pela superintendência da SMTT como o distrato de vários contratos, o corte de pessoal, cancelamento de compras e gastos diversos, mas a situação não melhorou, ficando apenas no cumprimento das obrigações trabalhistas. “Até combustível tivemos que cortar”, disse ele.

A situação da SMTT não é nova, mas até 2015 a autarquia vinha cumprindo alguns de seus compromissos, inclusive com a agência de propaganda, mas, este ano, nenhuma fatura foi paga. Tem veículos com faturas de abril e maio pendentes.

A reunião de quarta-feira será importante para a imprensa, que espera do secretário uma posição definitiva, pois tem inúmeros compromissos como qualquer outra empresa, inclusive com a Prefeitura, SAAE, Coelba e tantos outros, que não esperam tantos meses para cortar o fornecimento de seus serviços.

Fonte: Portal Gazeta dos Municípios

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo