Bolsa Família: Bahia ocupa 7ª posição no ranking de perfis suspeitos

bolsa-familia

Com quase 5% de perfis suspeitos, a Bahia aparece na 7ª posição do ranking de concessão irregular do programa Bolsa Família em todo o país. O primeiro lugar é ocupado por Roraima (8,87%), seguido de Tocantins (6,51%)  e Distrito Federal (5,97%). O Pará, com 1,61% perfis sob suspeição, vem em último lugar. Os dados fazem parte do Raio-X Bolsa Família – projeto de iniciativa do Ministério Público Federal – e apontam que, entre 2013 e maio de 2016, foram pagos R$ 3,3 bilhões a beneficiários cujas cadastros apresentam inconsistências. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República nesta sexta-feira.

Entre as capitais, Salvador está na 13ª posição, com 4,17% de perfis suspeitos. No recorte dos dez municípios brasileiros com maiores índices de suspeita de pagamentos irregulares, levando em conta o valor total recebido pelo município, a Bahia aparece mais uma vez: São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, aparece na 10ª colocação, com 18,01% de cadastros inconsistentes. Nos três primeiros lugares estão Rio da Conceição-TO(26,48%), Imbé-RS(23,07%) e Aurora-CE(22,16%).

De posse do diagnóstico, o Ministério Público Federal expediu recomendações a 4703 prefeituras para que realizem visitas domiciliares a mais de 870 mil beneficiários do programa Bolsa Família suspeitos de não cumprir os requisitos econômicos estabelecidos pelo governo federal para recebimento do benefício.

O Raio-X Bolsa Família é uma ação nacional coordenada pelas Câmaras Criminal e de Combate à Corrupção do MPF.

O diagnóstico sobre o maior programa de transferência de renda do governo federal, assim como as ações propostas e os resultados alcançados estão disponíveis no site Raio X Bolsa Família , divulgado nesta sexta-feira (11).

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo