Secretarias iniciam campanha em escolas municipais de Alagoinhas

As secretarias da Educação (SEDUC) e da Saúde (SESAU) iniciaram na manhã desta terça-feira, 22, a Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma 2014, em Alagoinhas, que consta da visita de médico clínico e de agentes comunitários às unidades escolares municipais visando detectar os casos específicos. A estreia da campanha, que vai até o final de setembro, aconteceu na Escola Irene Andrade, Centro, que conta com 437 alunos.

A campanha tem como objetivos reduzir a carga parasitária em escolares do Ensino Fundamental e identificar casos suspeitos de hanseníase através do preenchimento da ficha de autoimagem, o “método do espelho”

Na Escola Irene Andrade, o médico Paulo Bacellar aplicou o questionário  e observou possíveis manchas no corpo das crianças. A detecção de manchas com características anormais implica no encaminhamento do aluno para uma unidade de Atenção Básica visando realizar exames mais apurados. Já a enfermeira Joelma administrou a dose única de Albendazol 400 mg a todas as crianças para o combate às helmintíases (verminoses). As agentes comunitárias realizaram o preenchimento dos questionários, identificando os alunos. 

Para o médico Paulo Barcellar, “a ação preventiva, principalmente em jovens dos seis aos 14 anos, faz com que tenhamos uma sociedade mais saudável com pessoas aptas ao trabalho na fase mais produtiva”.

Ele explicou que antes da consulta com os alunos, houve reunião com todos os pais, explicando a campanha, as doenças e solicitando a permissão para que os filhos recebessem a dosagem contra a verminose.

Para a vice-diretoria da escola, Risalva Farias, “os pais ficaram satisfeitos com a campanha, o mesmo acontecendo com os alunos, após saberem que não tomariam injeção”. Nesta quarta-feira, 23, técnicos da SEDUC e da SESAU  se reunirão com os pais e/ou responsáveis dos alunos das escolas Padre Cícero, Heraldo Tinoco, Centro Comunitário Santa Terezinha, Santa Luzia, Murilo Cavalcanti, Roberto Santos, José Honorato e Nova Esperança. Na quinta-feira, 24, haverá medicação e exame nas escolas General Osório e na Iraci de Lima Fontes (Riacho da Guia).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje