Secretaria Municipal da Saúde proporciona apoio para realização do Programa Saúde em Movimento

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) de Alagoinhas proporcionou, a partir de ontem, total infraestrutura para que a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) começasse a realizar o Programa Saúde em Movimento – exame oftalmológico com cirurgia de catarata -, em uma estrutura montada na Policlínica do Parque Floresta.

Verjane Farias, coordenadora da SESAB, agradeceu a cooperação da SESAU, “que nos deu amplas condições para a realização dos trabalhos”. O objetivo do programa, que vai até sábado, 31, é realizar atendimentos oftalmológicos para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Ailton de Oliveira, 77, após a consulta soube que tinha de realizar a cirurgia no olho direito e seguiu confiante para a sala de operação. Afirmou que o mutirão foi providencial “porque teria de ir para Salvador”. Após a cirurgia, disse que já estava enxergando com mais nitidez.

Também Antônio Ferreira, 73, garantiu que não estava “enxergado quase nada”. Operado, não continha o sorriso no rosto “porque tudo já está clareando e eu já estou voltando a enxergar”. Acompanhado da filha Renilda, o lavrador de Conceição do Coité arriscou até alguns passos sem a proteção da acompanhante.

Para o prefeito Paulo Cezar, ações deste tipo mostram “muito bem a grandeza daqueles que realmente querem fazer boa política. A parceria entre os municípios e o Estado é de fundamental importância, principalmente quando se tem como meta a qualidade de vida da população”.

O secretário municipal de Saúde Reginaldo Paiva informou que todas as medidas foram tomadas para que o “Saúde em Movimento” tenha êxito. “Nesse primeiro dia estamos satisfeitos porque a organização, tanto estadual quanto municipal, conseguiu oferecer um ambiente de conforto para as pessoas que vieram se consultar”.

A equipe do programa é composta, em média diária, por 100 profissionais, sendo 12 médicos, dois enfermeiros (as), técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Já foram atendidos 70 municípios, atingindo 350 mil consultas oftalmológicas e 150 mil cirurgias de catarata, de acordo com a coordenadora Verjane.

O programa, em Alagoinhas, está atendendo às cidades que fazem parte do polo regional. Estão agendadas caravanas de 18 municípios. No domingo, 25, estiveram presentes munícipes de Ouriçangas, Entre Rios, Araçás, Esplanada, Rio Real, Pedrão, Crisópolis,  Conceição do Coité entre outros.

Até quinta-feira serão realizadas consultas e cirurgias, mas na sexta-feira, 30, e no sábado, 31, serão realizadas apenas cirurgias. Além das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o programa também dá prioridade aos participantes do programa Topa (Todos pela Alfabetização) e aqueles que têm diabetes.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo