Secretaria Municipal da Educação e Câmara de Vereadores realizam atividades sobre autismo

Antecipando-se ao Dia Municipal da Conscientização da Pessoa com Autismo, comemorado nesta quarta-feira, 2 de abril, a Secretaria da Educação (SEDUC) e a Câmara de Vereadores realizaram (ontem) atividades no estacionamento da Prefeitura com os parceiros que lidam diretamente com o transtorno.

A Associação Pestalozzi de Alagoinhas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e a Escola Nova Esperança armaram estandes mostrando os trabalhos realizados, como estenderam a reflexão e a discussão em torno dos direitos dos autistas com os populares.

Às 19 horas de hoje (quarta-feira) haverá palestra sobre o autismo ministrada pela psicopedagoga Mariene Martins, no  Plaza Hotel. Sob a coordenação da diretora pedagógica Keite Lima, os trabalhos no estacionamento respaldaram a Lei nº 2.216/2013 sancionada pelo prefeito Paulo Cezar, decretando o 2 de abril como o Dia Municipal da Conscientização da Pessoa com Autismo.

De acordo com Keite Lima, além da reflexão e discussão sobre os direitos dos cidadãos autistas, também aconteceram atividades visando conscientizar a população sobre a obrigação dos órgãos públicos assegurarem o bem-estar dessas pessoas.

“É importante que as pessoas conheçam mais sobre o autismo, discutam esse transtorno e tenham conhecimento para detectar qualquer sintoma logo cedo na criança”, comentou a diretora. Ela informou também que a SEDUC possui o Núcleo de Educação Inclusiva, com especialistas que, ao perceberem qualquer sintoma do transtorno, encaminham a criança para os parceiros APAE e/ou a Pestalozzi.

Emanuele Penaluc, da Pestalozzi, informou que a instituição realiza trabalho individualizado, “tentando desenvolver a potencialidade da criança autista para que seja inserida na escola regular. A Escola Irene Andrade tem alunos com autismo no quadro regular”, completou.

Telma Gomes, da APAE, também confirmou o trabalho de inserção e desenvolvimento para os jovens autistas. “Eles mostram certa resistência ao trato social, mas a rotina e o bom acolhimento começam a lhes dar prazer em frequentar a escola”, assegurou a professora.

A APAE e a Pestalozzi têm convênio com a Prefeitura de Alagoinhas e todos os professores das duas instituições são cedidos pela SEDUC, como também a merenda escolar. O vereador Radiovaldo Costa esteve no local e parabenizou o prefeito Paulo Cezar “por olhar por esse segmento da sociedade”. Também presentes às atividades, técnicos dos Postos da Unidade de Saúde (PSF), Secretaria Municipal de Saúde, realizando testes de glicemia capilar e exame depressão arterial.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo