Secretaria da Saúde de Alagoinhas fará ação contra dengue e chikungunya na Urbis III

DENGUE 1

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) mantém a programação das atividades de educação popular de combate à dengue e à febre chikungunya. Nesta sexta – feira (14), agentes de endemias estarão na Urbis III, na Rua do Catu, realizando palestras, caminhada e visitas aos imóveis considerados positivos – isto é, aqueles que comprovadamente apresentam focos de proliferação do mosquito aedes aegyptis e do aedes albopictus, respectivamente transmissores das duas doenças.

A concentração acontece às 8 horas ao lado do módulo policial e em seguida haverá a caminhada até a Unidade de Saúde da Família, onde especialistas mostrarão à comunidade que o empenho de todos, principalmente dos moradores, eliminando os focos, é imprescindível para a “guerra” contra os mosquitos. Depois, os agentes fazem o trabalho de combate.

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas está alerta quanto a este dois males e já foi criada, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), a Comissão Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue e da Febre do Chikungunya com representantes das secretarias de Serviços Públicos (SESEP), Infraestrutura (SECIN), Educação (SEDUC), Comunicação (SECOM), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Procuradoria Jurídica (PROJU) e Governo (SEGOV). A coordenação é da Vigilância em Saúde (VISAU).  

Para Reginaldo Paiva, secretário da Saúde, “essa é uma luta constante, temos de nos antecipar e levar às comunidades nossos serviços de prevenção”.  A diretora da Vigilância em Saúde  (VISAU) Thâmara Micaella, informa que o objetivo da Comissão Interinstitucional “é coordenar a implementação das ações de educação em saúde e mobilidade sociais voltadas ao controle dessas doenças”. 

O melhor modo de evitar a doença é combater os focos que, geralmente, são provenientes do acúmulo de água em lixo, calhas de água, vasos de plantas, e qualquer recipiente que possa acumular água parada, inclusive gaveta de degelo de geladeira.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Foto: SECOM/PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo