Secretaria da Educação promove encontro entre FNDE e municípios para viabilizar construção de creches

encontrofndeprefeiturasclaudionor-jr-4

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu mais um encontro entre representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e municípios baianos, com o objetivo de viabilizar a entrega de 264 creches, em 152 municípios. A iniciativa faz parte do regime de colaboração entre o Estado e municípios, por meio do programa Educar para Transformar, visando à alfabetização das crianças na idade certa, com até os oito anos de idade. A reunião, nesta terça-feira (23), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, teve a representação de 56 municípios e contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

“Mobilizamos o FNDE para agilizar o processo de construção e finalização das creches”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, explicando que “a interrupção das obras não foi um problema das prefeituras, mas da empresa que não honrou seu compromisso”.

A técnica do FNDE, Renilda Peres de Lima, falou sobre a regularização das das prefeituras. “Estamos prestando esclarecimentos sobre o financiamento e atendendo cada prefeitura, analisando sua particularidade e tentando resolver da melhor forma possível. Caso seja necessário, já será marcada uma nova reunião, que poderá contar até com representantes da empresa licenciada.”

O prefeito Antônio Guilherme dos Santos, do município de Santa Luzia, a 540 km de Salvador, falou da sua expectativa com a reunião. “Pretendemos sair com tudo resolvido para reiniciarmos a obra de nossa creche. Estamos muito entusiasmados com essas parcerias nos âmbitos federal e estadual, pois podem proporcionar uma melhora significativa à educação dos municípios”.

O secretário de Educação, Rogério Almeida, do município de Rafael Jambeiro, a 185 km de Salvador, também falou sobre a importância do suporte que os municípios estão recebendo do Estado nesta intermediação com o FNDE. “O Estado vem fazendo um excelente trabalho de interlocução entre os municípios e o Governo Federal. Isso está repercutindo positivamente, principalmente pelo tema das creches serem um problema recorrente no interior”.

Fonte: Ascom Educação Bahia/Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje