Secretaria Municipal da Educação discute autismo e reforça ações inclusivas

Voltada para as políticas públicas inclusivas, a Secretaria da Educação (SEDUC) realizará atividades nos dois primeiros dias do mês de abril, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será celebrado no dia 2. A secretaria terá como parceiras a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Pestalozzi de Alagoinhas. As atividades serão realizadas no estacionamento da Prefeitura (1º) e no Hotel Plaza, no dia 2.

No dia 1º, serão montados estandes das entidades que trabalham com pessoas portadoras de autismo, no estacionamento da prefeitura, para ações de conscientização da população. No dia 2, no Hotel Plaza, às 19 horas, haverá palestra com a psicopedagoga Mariene Martins, mãe de um filho autista, e que faz um trabalho de conscientização em todo o estado.

A SEDUC, de acordo com Keite Lima, diretora pedagógica, possui o Núcleo de Educação Inclusiva que, ao detectar qualquer sinalização do problema em uma criança, conta com a colaboração da APAE e da Associação Pestalozzi. Nos dois dias de conscientização sobre o autismo serão distribuídos adesivos nas (clínicas e secretarias) e folders nas faculdades, escolas municipais e no comércio.

O Dia Mundial do Autismo, comemorado em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007  para a conscientização acerca dessa questão. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje