Secretaria da Educação prepara cozinheiras para ano letivo
Garantir pelo menos 30% das necessidades calóricas dos alunos da Rede Municipal de Ensino seguindo regras de higiene, armazenamento, preparo e nutricional. Dessa maneira a Secretaria da Educação (SEDUC) realizou nessa sexta-feira, 13, a preparação das cozinheiras que atuam nas unidades de ensino para que elas possam cumprir, rigorosamente, as normas técnicas da alimentação escolar. O evento foi realizado no auditório do CETEP e contou com a participação de cerca de 120 cozinheiras.
Além da palestra proferida pela nutricionista da SEDUC Paula Farias, foram entregues press kit´s (livros com informações técnicas) para que durante o ano as cozinheiras possam seguir as normas. Na palestra foram abordados temas como a forma de limpeza, armazenamento e preparo dos alimentos, o manuseio, higiene alimentar e pessoal, como incrementar o cardápio e seguir as prescrições da nutricionista.
Em 2015, haverá novidades no cardápio e incremento de mais alimentos provenientes da agricultura familiar. O cardápio é definido no início do ano e acompanhado por estagiárias e técnica em nutrição. Nas creches municipais são oferecidas quatro alimentações diárias e nas escolas uma por turno. “É fundamental esse curso porque estamos tratando com as pessoas que preparam os alimentos de nossos jovens e adolescente. Isso influencia no desempenho escolar e na vida diária. Nas comunidades mais carentes esses alunos realizam apenas essa alimentação, da escola”, ressaltou o secretário Caio Castro.
A SEDUC realiza também avaliações com os alunos sobre a aceitabilidade dos alimentos. Dados do ano passado revelam que cerca de 90 % dos alunos estão satisfeito com a alimentação escolar. No dia da cozinheira, em maio, será realizada outra atividade para a atualização delas.
Essa atividade finaliza a semana pedagógica que teve inicio na última terça-feira, 10. Na próxima segunda-feira, 16, começam as aulas da rede municipal.
Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: Amilton André