SECOM envia boletim informativo para o Alagoinhas Hoje pela primeira vez

Neste dia 12 de Agosto, pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) da Prefeitura de Alagoinhas enviou um boletim informativo para o Alagoinhas Hoje contendo três matérias.

O site, como qualquer veículo de comunicação, adota critérios editoriais ao publicar ou não matérias de órgãos públicos.

Dentro da linha de coerência do âncora do Alagoinhas Hoje, já externada a diversas pessoas da administração, quando os releases chegassem eles seriam publicados.

Se tiverem alguma relevância social, é claro.

Hoje, chegaram pela primeira vez.

Entretanto, antes que os apressadinhos de plantão façam ilações maledicentes, o AH avisa: a linha editoral será mantida, porque ela é inegociável.

Cabe também ao leitor fazer os julgamentos que considerar pertinentes acerca das informações veiculadas pelo governo no Alagoinhas Hoje.

E até contestar as matérias da SECOM.

Maurílio Fontes

Editor do Alagoinhas Hoje

*****

Alagoinhas é avaliada com bom índicede desenvolvimento humano

De zero a um, Alagoinhas tem avaliação de 0,683 no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Dentre os mais de cinco mil municípios brasileiros, a cidade ocupa a posição 2.359. Classificada como médio desenvolvimento humano (0,600 a 0,699), onde quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano.

O índice considera indicadores de saúde, renda e educação. Alagoinhas apresentou os seguintes números: longevidade 0,790; renda 0,681 e educação 0,592. Idealizado em 1990, o IDHM foi calculado outras duas vezes, em 1998 e 2003. Para chegar ao valor atual, o Pnud tornou o indicador “educação” mais rigoroso, exigindo mais escolaridade para que o município obtenha IDH maior.

“Esse é resultado de uma gestão voltada para o desenvolvimento social. Os investimentos em educação e saúde aliados a geração de emprego e renda proporcionam a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Os números comprovam que o desenvolvimento é cada vez mais crescente”, ressaltou o prefeito Paulo Cezar ao comentar sobre o índice.

Os números utilizados para construção do índice são do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A escolaridade dos adultos e o fluxo escolar da população jovem foram determinantes para a avaliação positiva. No caso da população adulta foi medida pelo percentual de pessoas com 18 anos, ou mais, com fundamental completo. Já o fluxo escolar dos jovens tomou como base a média aritmética do percentual de crianças, entre cinco e seis anos, frequentando a escola. Jovens entre 15 e 17 anos com Ensino Fundamental completo e jovens entre 18 e 20 anos com Ensino Médio completo.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Alagoinhas

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje