Em Coletiva de Imprensa, Diocese de Alagoinhas lança Campanha da Fraternidade 2023


A Diocese de Alagoinhas realiza Coletiva de Imprensa para apresentação da Campanha da Fraternidade 2023 (CF 2023), nesta sexta-feira (24), às 11h, no Centro Diocesano de Pastoral. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). O evento contará com a presença de convidados e da imprensa local.

Participam da coletiva, Dom Francisco Vidal, bispo diocesano, Pe. Danilo Leal, chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Renato Peixinho, coordenador Diocesano de Pastoral, Pe Freddy Goven e Pe. Ricardo dos Santos, assessores das Pastorais Sociais da Diocese de Alagoinhas, além de outros padres, religiosos, religiosas, representantes de pastorais e da sociedade civil. A Pastoral da Comunicação realizará a transmissão da coletiva por meio das redes sociais da diocese.

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, no entanto, aconteceu no dia 22 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, em missa presidida por Dom Francisco Vidal, às 07h30, na Catedral Santo Antônio, em Alagoinhas e que marca também o início do Tempo Quaresmal. Para o bispo, este é um tempo favorável para a conversão e mudança radical, comprometendo-se com a vida, sobretudo dos mais pobres e vulneráveis. “A Campanha da Fraternidade 2023 aponta para a sua notoriedade, convocando a todas as pessoas, os cristãos, os fiéis leigos e leigas para participar do grande mutirão conta a fome, em vista de amenizar a realidade de pessoas que passam por dificuldades na alimentação. Quanto mais as pessoas forem sensíveis à realidade da fome, tanto mais serão humanas e viverão a alegria da Palavra de Deus”, destaca Dom Vidal.

CF 2023
A Campanha da Fraternidade deste ano traz como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Pela terceira vez o tema da fome será tratado em uma CF pela Igreja no Brasil.

Na apresentação do texto, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.

O Brasil voltou ao mapa da fome em 2015, um ano depois de ter saído segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantida de sua alimentação.

Assim, a Campanha da Fraternidade 2023 está sendo articulada pela Igreja no Brasil como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome pela terceira vez. O lema da CF 2023 segue uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Afinal, ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. E a campanha busca incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus.

Serviço:
Coletiva de Imprensa de Lançamento da Campanha da Fraternidade
Dia: 24/02/2023 (sexta-feira)
Horário: 11h
Local: Centro Diocesano de Pastoral (Rua Manoel Vitorino, 368, Teresópolis).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo