Saúde em Movimento amplia número de cirurgias em Alagoinhas
O Programa “Saúde em Movimento”, que visa levar serviços de saúde para moradores de todo o interior baiano, em sua estada em Alagoinhas desde o último domingo, 25, já realizou cerca de 3 mil consultas oftalmológicas e, devido a grande demanda, foi ampliada a capacidade cirúrgica de 1.750 para 1.950. Os atendimentos terminam hoje (31).
Com atendimentos totalmente gratuitos, o programa é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU). Desde a sua criação no ano de 2009, o programa já esteve em 70 municípios e realizou mais de 350 mil consultas, chegando a ultrapassar 150 mil cirurgias em todo o estado da Bahia.
A equipe do programa é formada por 100 profissionais, sendo 12 médicos, dois enfermeiros(as), equipes de técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. De acordo com a coordenadora da SESAB, Vejane Farias, o público-alvo deste programa é composto por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, idade propícia à manifestação da catarata, doença que gera a opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho) e que durante esse período pessoas de 18 municípios que fazem parte do polo regional, a exemplo de Ouriçangas, Entre Rios, Araçás, Esplanada, Rio Real, Pedrão, Crisópolis, Conceição do Coité estão recebendo atendimento.
Ela destacou que além desses municípios, pessoas de outras cidades que não compõem a região também estão sendo atendidas. “A ampliação do número de cirurgias ocorreu devido a grande demanda apresentada”, disse, acrescentando que estão acontecendo etapas paralelas nos municípios de Ilhéus e Brumado.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação