SAAE apresenta diagnóstico sobre a situação da água e esgoto no Comitê de Bacias

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas (SAAE) foi fundamental no entendimento de como lidar com os recursos hídricos, tão abundantes, mas também mal utilizados, durante o evento itinerante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Recôncavo e Inhambupe, realizado na manhã de ontem (15), no Hotel Kasa Grande.

Na pauta, a implantação de aterro sanitário de grande porte na bacia do Vale do Itamboatá, em Simões Filho, e apresentação das ações de abastecimento e esgotamento sanitário de Alagoinhas.

O evento foi organizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e contou com representantes de 30 municípios.

Representando o SAAE, a engenheira e gestora ambiental Juliana Boaventura e Adriano Almeida (Químico e Técnico em Patologia), apresentaram ações referentes ao abastecimento de água (sistema simplificado) e ações para esgotamento sanitário (a abrangência de projetos), que têm como base principal o “Plano de Saneamento Ambiental de Alagoinhas (PMSA)  Lei N°1.837/2006”.

O plano municipal serviu de modelo para o Plano Nacional de Saneamento (Lei FEDERAL 11.445/2007) e esforços já estão sendo despendidos para a sua atualização.

Fonte: ASCOM SAAE – Foto: Alagoinhas Hoje

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje