Projeto “Um Passe Para o Futuro” é lançado em Esplanada

Projeto (4)

Na manhã deste domingo (24), com o auditório do Colégio Antônio Carlos Magalhães (ACM) lotado, foi lançado o projeto “Um passe para o futuro”, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e a Secretaria Municipal de Educação. O projeto tem como objetivo acolher crianças e adolescentes, dando-lhes condições de se desenvolver como pessoas e como cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres, promover uma transformação real na vida dos alunos em condições de vulnerabilidade social, proporcionar aos atletas a oportunidade de exercitar-se fisicamente, valorizando o esporte e seus benefícios, e possibilitar a prática de valores humanos como espírito de união, companheirismo e solidariedade, reconhecendo a importância da disciplina no cumprimento de regras e normas de convivência em grupo.

De acordo com a diretora de Ensino e Acompanhamento Pedagógico, Jeannette Lima, o projeto surgiu através da ideia do secretário de Esporte e Lazer, Paulo César, em criar uma escolinha de futebol. “Começamos a conversar a respeito do projeto e percebemos que poderíamos ampliar. Foi aí que agregamos um apoio educacional e acabou se transformando em um projeto social”. Ainda de acordo com Jeannette, os alunos vão ter todo apoio psicopedagógico e psicológico.

Projeto (1)

O projeto “Um passe para o futuro” vai acompanhar a vida escolar dos alunos, incentivando-os a progredir nos estudos e buscando formas de ajudá-los nesse sentido, além de estabelecer contato direto com as escolas a fim de identificar avanços e dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, auxiliando-os na busca de soluções.

Segundo o gerente de esportes, Anderson Lima, a iniciativa é uma extensão da escola. “O projeto vai funcionar quatro dias na semana em turnos opostos ao turno da escola regular, ou seja, será uma extensão da escola regular fora dela. O projeto é voltado para o esporte, mas com sansões sociais e na educação”.

O prefeito Rodrigo de Dedé (PTN) esteve no evento o pontuou a importância do projeto para as crianças e adolescentes. “A preocupação de hoje de todos os pais é de não perder seus filhos para o mundo das drogas, e duas coisas são nossas armas nessa guerra, uma é a educação, e a outra é o esporte. O município que não investe preventivamente em educação e esporte é o município que vai condenar seus jovens a estarem sujeitos às interferências externas que tanto tem tirado vidas de jovens no nosso município”.

Além dos alunos, pais, professores e diretores das escolas municipais, o evento ainda contou com a presença dos secretários municipais, Litercílio Mota Xavier (Administração), Kid Will (Cultura), Paulo Sérgio (Meio Ambiente), Paulo César (Esporte), o ouvidor geral, Rosenildo Machado, e a vereadora Meire de Ziel (PV).

Fonte: Assessoria de comunicação de Esplanada

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje