“Projeto Terças na Tela” exibe filmes no Centro de Cultura de Alagoinhas

Em novembro, o programa Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), através do projeto Terças na Tela, exibe toda a beleza da cultura negra nas telas dos espaços culturais da SecultBA. A mostra Novembro Negro traz dois filmes do consagrado diretor Lázaro Faria: Cidade das Mulheres, nos dias 04 e 11 de novembro e Mandinga em Manhatan, nos dias 18 e 25 de novembro. 

O filme Cidade das Mulheres é uma resposta à Ruth Landes, antropóloga norte-americana que, no ano de 1939, esteve na Bahia pesquisando a raça negra e se surpreendeu com a força e a soberania que as mulheres do candomblé exerciam numa organização matriarcal. Seu pensamento será um dos fios condutores do documentário, ilustrado por imagens das festas populares e dos cultos africanos, das famosas mães de santo e da beleza exuberante da cidade de Salvador. 

Mandinga em Manhatan é um documentário que retrata a expansão da capoeira pelo mundo e seu refluxo para a Bahia, tendo como personagens principais os maiores mestres ainda em atividade. Dividindo em três momentos, o filme narra a história da capoeira, com relatos dos mestres João Grande e João Pequeno. Também é retratado o movimento de saída dos capoeiristas brasileiros para o exterior na década de 80, época em que a capoeira se espalhou pelo mundo, estando presente em cerca de 150 países. Por fim, o filme apresenta os frutos dessa expansão em termos de imagem positiva para o Brasil, o que tornou Salvador, capital da Bahia, num centro de referência para a capoeira mundial. 

Essa mostra integra o Novembro Negro, uma série de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia há oito anos. O propósito é fortalecer ações de promoção da igualdade racial no mês de novembro, instituído como o mês da Consciência Negra. Neste período são celebrados o legado e a memória de Zumbi dos Palmares, herói sintetize da luta do povo baiano por uma sociedade livre e igualitária.

O Circuito Popular de Cinema e Vídeo é uma iniciativa que promove a prática cineclubista nos espaços culturais da SecultBA. Todos os meses, o CPCV traz filmes atuais e clássicos do cinema, em diversos estilos, sempre pensados dentro de uma temática. Ao longo de todo o ano, uma programação intensa ocupa os espaços, toda semana, dentro da projeto Terças na Tela, no qual, em todas às terças-feiras, acontece exibições em três horários diferentes, às 10h, 15h e 19h. Consulte o espaço cultural mais próximo de sua casa. 

SERVIÇO 

Circuito Popular de Cinema e Vídeo – CPCV

Mostra Novembro Negro

Dias 04, 11, 18 e 25 de novembro.

Sessões às 10h, 15h e 19h*

Entrada Gratuita

Fonte: Centro de Cultura de Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo