Projeto da Universidade Federal do Nordeste da Bahia foi apresentado em Serrinha
Com as presenças de 32 prefeitos, oito reitores de universidades federais com unidades na Bahia, dois deputados federais, cinco deputados estaduais e representantes de territórios de identidade localizados no Nordeste do estado, foi realizada hoje em Serrinha, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a apresentação do projeto da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB), que atenderá 72 municípios com população de quase dois milhões de habitantes.
O lema Reparação e Oportunidades balizou as ações da comissão de defesa da implantação da UFNB, que tem como um dos marcos iniciais o dia 7 de Fevereiro de 2014, quando os representantes dos territórios envolvidos resolveram unificar as lutas em defesa da universidade.
Todos os oradores ressaltaram o empenho dos participantes dos territórios, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e da equipe da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), responsável pela elaboração do projeto que será encaminhado ao governo do estado, Ministério da Educação e à presidência da República.
O projeto de criação da UFNB é atribuição exclusiva do governo federal, que poderá acatar as sugestões propostas ou apresentar modificações quanto aos cursos e localização da reitoria. Para Alagoinhas, de acordo com o projeto, são indicados cursos na área de ciências exatas. Na região, Esplanada também seria contemplada com bacharelados na área de humanas.
Presenças
Os deputados federais petistas Afonso Florence e Moema Gramacho participaram do evento. Os deputados estaduais Neuza Cadore, Fátima Nunes, Marcelino Galo, Joseildo Ramos, Alex da Piatã e Givaldo da Silva Lopes, mais conhecido como Gika, também estiveram presentes e em breves discursos reforçaram a necessidade de união de todos os territórios para garantir a instalação da UFNB.
O prefeito Paulo Cezar e o chefe de Gabinete, Sidney Costa, representaram a Prefeitura de Alagoinhas. Apenas o vereador Luciano Sérgio (PT) participou do evento em Serrinha. Nenhum outro vereador alagoinhense apareceu.
O Alagoinhas Hoje foi o único veículo de comunicação do município presente ao evento.
Fotos: Alagoinhas Hoje