Planejamento para 2013 vai antecipar combate às queimadas na Bahia

Para intensificar as atividades de combate ao incêndio que atinge a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, desde a última segunda-feira (7), o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, esteve no município de Lençóis nesta sexta-feira (11). No local, Spengler sobrevoou a região para avaliar a extensão da área afetada, e se reuniu com representantes do Ministério Público Estadual, do Grupamento de Bombeiros, brigadistas, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de moradores da região, e representantes das prefeituras de Lençóis e Palmeiras.
Spengler ressaltou a necessidade da intensificação da parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras, para que possam trabalhar de maneira conjunta nesse momento de crise. Além disso, o secretário falou sobre o investimento em equipamentos e material de proteção para o combate. Outro ponto abordado foi sobre o planejamento de 2013, que prevê intensificar e antecipar as ações de combate às queimadas no estado.
A estratégia do governo para minimizar os incêndios florestais inclui a criação de dois subcomitês – um na Chapada e outro na região Oeste do estado. Durante a reunião foram entregues os 50 kits de equipamentos de proteção individual (EPI´s) para brigadas da região. O Governo do Estado disponibilizou também dois helicópteros e duas aeronaves air tractor, dois carros com tração 4×4 e um aporte de R$ 20 mil para compra de água e alimentação para os brigadistas. Além disso, a região conta também com o reforço de 31 bombeiros vindos de Salvador e Feira de Santana para apoiar a equipe que já se encontra em atividade no local.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje