P&A avalia administração municipal e cenários eleitorais de Alagoinhas – Exclusiva

PESQUISA DE OPINIÃO EM

Pesquisa realizada entre os dias 18 e 21 de julho, em Alagoinhas, pelo Instituto Pesquisa & Análise (P&A), um dos mais conceituados da Bahia, avaliou a administração do prefeito Paulo Cezar e os cenários eleitorais para a disputa de 2016.

A técnica utilizada foi a pesquisa quantitativa por amostragem e o nível de confiança é de 95,5%, ou seja, o instituto assegura que se novas pesquisas forem realizadas neste momento existe a garantia do mesmo resultado em 95,5% dos casos. 

Os resultados podem ser lidos com uma margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram entrevistadas 400 pessoas, sendo 53,7% mulheres e 46,2% do gênero masculino.

Em relação às faixas etárias, a pesquisa apresenta a seguinte estratificação: 15,7% de “pesquisados” entre 16 e 24 anos; 26,5% entre 25 e 34 anos; de 35 a 44 anos, 22%; de 45 a 54 anos, 23%; igual ou maior de 55 anos, 17,7%.

Também em relação ao universo pesquisado (400 pessoas) a P&A registrou que 1% é composto por analfabetos, 23,7% possuem o fundamental completo, 57,7% cursaram o ensino médio e 11,5% são graduados em cursos superiores.

Em termos de ocupação profissional o quadro é o seguinte: autônomos, 29,2%; assalariados, 26,2%; aposentados, 14%; donas de casa, 9,7%; estudantes, 7%; desempregados, 6,5%; funcionários públicos, 5,2%; empresários/comerciantes, 1,2%; profissionais liberais, 0,7%.

A P&A registra também a renda familiar dos entrevistados: até um salário mínimo, 28,2%; mais de um salário mínimo até dois salários mínimos, 32,7%; mais dois e até três salários mínimos, 18,8%; mais de três e até cinco salários mínimos, 13,7%; mais de cinco e até dez salários mínimos, 4%; mais de dez e até 20 salários mínimos, 1,5%; mais de 20 salários mínimos, 0,2%; não sabe, 0,2%; não respondeu, 0,5%.

A distribuição por bairros/distritos: Barreiro, 12,5%; Santa Terezinha, 12,5%; Rua do Catu, 11,2%; Alagoinhas Velha, 10%; Mangalô, 10%; Centro, 7,5%; Jardim Petrolar, 7,5%; Santo Antônio, 6,3%; Praça Kennedy, 5%; Praça Santa Izabel, 5%; Riacho da Guia, 5%; Boa União, 5%; Estevão, 2,5%.

Na sede de Alagoinhas, foram aplicados 87,5 dos questionários; nos distritos e/ou zona rural, 12,5%. 

Comentário do editor do Alagoinhas Hoje

O Instituto P&A, para quem conhece o mercado de pesquisa de opinião da Bahia, é seguramente um dos três mais respeitados, com 27 anos de atuação.

Além de Alagoinhas, o P&A realizou nos meses de junho e julho pesquisas eleitorais em importantes cidades do estado. É referência para a imprensa da capital.

Apesar de sua respeitabilidade, como é comum na política, aqueles que não estão bem posicionados na pesquisa realizada em Alagoinhas contestarão os números, mais por insatisfação do que pela real crença de que poderiam estar melhor colocados.

Coisas do jogo político, neste momento pré-eleitoral, principalmente aos que desejam distância da realidade concreta dos números, na vã tentativa de construir castelos de cartas e bonecos de areia.

Em tempo: na condição de especialista em pesquisa eleitoral, facilmente comprovada, o editor do Alagoinhas Hoje acredita que a pesquisa da P&A instaura o profissionalismo entre nós, sem as manipulações costumeiras de alguns “institutozinhos”  de fundo de quintal, sempre a mercê dos interesses inconfessáveis dos contratantes.  

As opções momentâneas dos eleitores/cidadãos/cidadãs alagoinhenses, gostemos ou não delas, estão registradas na pesquisa P&A, que será publicada com exclusividade pelo Alagoinhas Hoje.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo