Orquestra do Rio Grande do Norte executa sucessos de Luiz Gonzaga

“Sanfona, chapéu de couro e gibão: essas três peças fazem a ferramenta do rei do baião Luiz Gonzaga, o filho de Januário”, disse o próprio artista em 1972, no programa “Proposta”, na TV Cultura. Mas não fosse seu talento,Luiz Gonzaga não teria se tornado rei, nem teria recebido homenagens pelo seu centenário, como a que o SescTV exibe amanhã, às 22h.

Trata-se do show concerto “Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão”, que reuniu, no Sesc Pinheiros, em dezembro de 2012, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cinco cantores potiguares, além do sanfoneiro Zé Hilton.

Roberto Assem/Divulgação
Camila Masiso, uma das cinco vozes que cantam Gonzagão
Camila Masiso, uma das cinco vozes que cantam Gonzagão

A apresentação, pontuada por imagens do “velho Lua” em um telão –como a do programa “Proposta”– faz releituras de sucessos como “Assum Preto”, “Asa Branca” e “Luar do Sertão”. É um grupo jovem que toca sob a batuta do maestro André Muniz.

Não há sisudez na apresentação. Uma das cantoras, Camila Masiso dá até a vez ao público para engrossar o coro de “Xote das Meninas” e puxa as palmas para o acompanhamento de “Olha pro Céu”. Zabumba, sanfona e triângulo integram-se à orquestra.

NA TV
Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão
Exibição do show
QUANDO quarta-feira (26), às 22h, SescTV

Fonte: Folha de São Paulo

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje