Novo tesoureiro do PT é baiano e nasceu em Esplanada

Márcio Macêdo

O novo tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Márcio Macêdo Costa, substituto de João Vaccari Neto, é baiano e nasceu na cidade de Esplanada, situada na microrregião de Alagoinhas. Ele construiu sua trajetória profissional e política no estado de Sergipe.

Costa exerceu cargos públicos e entre 2011 e 2015 foi deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. Disputou a eleição de outubro de 2014, mas não conseguiu renovar seu mandato. 

Informações extraídas do jornal O Estado de São Paulo e da enciclopédia eletrônica Wikipedia registram parte da trajetória de Costa:

Márcio Costa Macêdo nasceu no município de Esplanada. Ingressou na Universidade Federal de Sergipe em 1989, onde concluiu sua graduação em Ciências Biológicas e depois o mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), ocupou o cargo de presidente dos Diretórios Municipal de Aracaju e Estadual de Sergipe.

Foi ainda secretário municipal de Participação Popular de Aracaju e superintendente do Ibama em Sergipe. Entre 2007 e 2010 foi secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do estado de Sergipe na gestão do então governador Marcelo Déda.

Márcio lançou sua candidatura a deputado federal em 2010, sendo eleito nas eleições daquele ano com 58.782 votos. Durante o mandato, na legislatura de 2011 a 2014, chegou a ser vice-líder do seu partido, além de ter presidido a Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso.

Em 17 de abril de 2015 foi escolhido para ocupar o cargo de tesoureiro do PT em substituição a João Vaccari Neto, afastado dias antes após ser preso pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo