Movimento em defesa de Alagoinhas poderá fechar BR101

Ainda não há nenhuma posição oficial, até porque a primeira reunião do movimento em defesa da economia de Alagoinhas acontecerá a partir das 9 horas de hoje na Câmara de Vereadores, mas um dos líderes naturais das ações, em conversa com o editor Alagoinhas Hoje,afirmou que o fechamento da BR 101 será discutida e poderá ser incluída na pauta com objetivo de chamar a atenção da imprensa e das autoridades estaduais e nacionais.

O traçado da nova ferrovia ligando os estados de Pernambuco e Rio Grande Norte ao município de Feira de Santana desconsidera a localização geográfica de Alagoinhas, sua história em relação aos trilhos e trens e determinará prejuízos incalculáveis no presente e no futuro distante.

O movimento, por sua importância, deve agregar todas as correntes políticas, sociais e econômicas de Alagoinhas porque não estão em jogos interesses menores e sim o futuro da cidade em um horizonte de no mínimo 100 anos.

É momento de todos demonstrarem grandeza e se despirem de cacoetes pessoais e políticos e unirem forças em defesa de Alagoinhas.

O projeto do governo federal é um desrespeito ao passado de Alagoinhas e passará por cima, se concretizado, das grandes possibilidades  econômicas que a nova estrada de ferro proporcionaria ao futuro da cidade.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje