Miguel Krigsner dá a receita de sucesso de O Boticário

Miguel Krigsner

Toda vez que sou questionado sobre como é possível empreender e desenvolver um negócio tendo como premissa a sustentabilidade nas relações humanas, eu respondo: por que não?

Aos 11 anos eu ajudava meu pai em um pequeno comércio de roupas no Centro de Curitiba, no Paraná. Foi lá que aprendi a importância das relações, vendo como meu pai lidava com os clientes, fornecedores e com a comunidade.

Em 1977, decidi unir minha crença no Brasil a um desejo empreendedor. Assim nasceu O Boticário, uma farmácia de manipulação que depois incorporou os cosméticos e a perfumaria. Mais uma vez me deparei com a importância nas relações humanas e, desde o início, procurei oferecer esse diferencial no atendimento e nos serviços. Deu certo. Rapidamente, O Boticário se espalhava pelo sistema de franquias e ganhava o respeito das pessoas em todo o Brasil.

Enfrentamos diferentes momentos do país sem perder a esperança, investindo cada vez mais e agregando pessoas. Crescemos em ritmo muito acelerado. Em 1990, O Boticário já tinha mais de mil lojas espalhadas pelo Brasil. Nós precisávamos olhar o desenvolvimento das nossas atividades e também das pessoas.

Hoje somos o Grupo Boticário, uma empresa 100% brasileira que acredita e confia no desenvolvimento do Brasil. Administramos quatro unidades de negócio: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box. Somos 7 mil colaboradores diretos e 25 mil indiretos, ligados a 900 franqueados. Estamos em 1.750 municípios brasileiros e contamos com mais de 3.800 lojas no Brasil, além de levar nossos produtos para outros oito países.

A expansão desse modelo de negócio nos levou à Bahia. Depositamos neste estado, mais uma vez, a confiança de que as nossas relações serão sustentáveis, agora com o belo sotaque baiano. Inauguramos, recentemente, nossa segunda fábrica e o nosso segundo centro de distribuição, em Camaçari e em São Gonçalo dos Campos, respectivamente.

Não investimos apenas recursos financeiros e geração de empregos e renda. Na Bahia, assim como aconteceu no Paraná há três décadas, começamos, juntos, o mesmo sonho: a construção de um País mais belo e mais sustentável. Um País formado por pessoas que o amam e acreditam no seu desenvolvimento.

O foco nas pessoas e no ambiente onde estamos inseridos é uma tônica na história e na trajetória do Grupo Boticário. Antes mesmo de começar a produzir na Bahia, nos aproximamos dos moradores destas cidades e, juntos, revitalizamos espaços públicos. Implantamos programas de capacitação profissional e mudamos a vida de mais de 400 pessoas dos dois municípios onde estamos sediados.

Cuidamos da conservação do meio ambiente por meio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, criada em 1990 e que já apoiou mais de 1.400 projetos.

Essa é a beleza que sustenta nossas relações. Colocamos em prática valores que duram para sempre, como comprometimento com os resultados, valorização das pessoas e paixão pela evolução e desafios, com o objetivo de construir um País cada vez melhor. Para nós do Grupo Boticário, beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo