Meta prioritária do Topa para 2016 é reduzir analfabetismo na zona rural da Bahia

premiacao-do-topa-foto-marcal-drutra-27
Em 2016, o Programa Todos pela Alfabetização (Topa) irá beneficiar 120 mil baianos que ainda não tiveram a oportunidade de participar do processo educacional. E para a 9ª etapa do programa, a prioridade é atender os municípios que apresentam números acima de dois mil analfabetos. “Vamos priorizar 80% das turmas do Topa de 2016 para área rural, onde encontramos o maior índice de analfabetismo. Além disso, focaremos, também, na população de etnia cigana, quilombola, população moradora de rua e pessoas privadas de liberdade”, declarou a coordenadora do Topa, Francisca Elenir.
Novas Adesões – Para alcançar esta meta, o Topa iniciou, nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 20 de janeiro de 2016, as adesões para a 9ª etapa do programa. Podem participar prefeituras e entidades dos movimentos social e sindical de todo o Estado. A meta para 2016 é matricular 100 mil pessoas, acima de 15 anos, adultos e idosos que não puderam efetuar os estudos na idade regular.
As prefeituras já parceiras ou interessadas podem entrar em contato com o setor de Sistema da Coordenação Geral do Programa Topa, através do e-mail topa.sistema@educacao.ba.gov.br para posterior liberação de acesso ao Sistema Gestão Topa. Após isso, devem preencher o formulário disponível no sistema pelo site www3.sec.ba.gov.br/gsec/gestaotopa, imprimir duas vias do termo de adesão assinadas pelo prefeito e secretário municipal de Educação. O termo e a documentação exigida devem ser encaminhados via Sedex para a coordenação de Avaliação e Monitoramento do Topa (Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Programa Topa – Todos pela Alfabetização Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, 4º andar, Centro Administrativo da Bahia – CAB/Salvador – BA, CEP: 41.745-004).
Já as entidades que queiram firmar a parceria na 9ª etapa do programa, devem se dirigir ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de sua jurisdição, com a documentação exigida para a efetivação do processo e preencher o Termo de Adesão com assinatura do responsável legal da entidade. A Coordenação de Avaliação e Monitoramento entrará em contato por e-mail informando sobre a aprovação ou não da entidade ou prefeitura. Caso seja aprovada, as instituições parceiras serão autorizadas a realizar o cadastramento e definição de metas.
Balanço 2015 – O ano de 2015 foi de grandes conquistas e boas notícias para o Programa Todos pela Alfabetização (Topa). A 8ª etapa do programa beneficiou cerca de 100 mil baianos, trazendo para eles novas perspectivas de vida. Uma das beneficiadas é dona Elenice Nunes Silva, 59, da cidade Ipiaú. “Agradeço a Deus por existir o Topa. Eu já sabia alguma coisinha das letras, mas com o Topa aprendi a ler e a escrever de verdade”, comemora.
Dona Vilma Lima, 60 anos, de Alagoinhas, também teve com o Topa a oportunidade de aprender a ler e a escrever. “Foi graças ao Topa que aprendi a ler e a escrever. Sou uma vencedora”, comemora. Já Ridalva Nascimento de Lima, 48 anos, da cidade de Cachoeira, fala da importância do Topa em sua vida. “Eu não sabia assinar meu nome e, hoje, eu já sei”, comemora.
Programa Topa – O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, desde 2007, em parceria com o Governo Federal, e já possibilitou que mais de 1,3 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos.
Fonte: Ascom Educação/GOVBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo