Médicos Veterinários querem mais reconhecimento da sociedade e do poder público

Em Sessão Especial realizada para comemorar o Dia do Médico Veterinário, nesta segunda-feira (09) pela manhã, professores, estudantes e sindicalistas reivindicaram um maior reconhecimento da profissão pela sociedade e pelo poder público. Propositor do evento na Assembleia Legislativa (AL-BA), o deputado Joseildo Ramos (PT) lembrou os 80 anos da normatização da profissão e destacou a importância da categoria.  “Esse é um dos motivos pelos quais estamos reunidos aqui neste plenário: para celebrarmos essa e muitas outras conquistas de uma classe que lutou, e que ainda luta, pelo reconhecimento e pela valorização dos serviços prestados à sociedade”, disse Joseildo.

AUDIENCIA PUBLICA MEDICOS VETERINARIOS

Na Bahia, a data passou a ser comemorada oficialmente há 53 anos, com a assinatura do Decreto 17.792 de 09 de setembro de 1960, pelo então governador Juracy Magalhães. A sessão também comemorou 45 anos da criação do Sistema CFMV- CRMVs, que congrega o Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. .

Em seu pronunciamento, a presidente do CRMV-BA, Ana Elisa Fernandes, ressaltou que 45% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro são oriundos da agropecuária e frisou a importância do veterinário para sanidade animal, para economia e para a vida. “Nenhuma outra profissão advoga os interesses de duas classes tão distintas: os seres humanos e os animais”, lembrou a citação do filósofo americano Bernard Rollin.

O presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia ( Sindimev-BA), Willadesmon Silva, parabenizou a iniciativa da Sessão Especial e também destacou a necessidade de valorização da profissão. “Motivos para comemoração são muitos, mas os desafios continuam. Os veterinários precisam ser mais valorizados. É preciso gerar mais empregos, propiciar salários mais decentes e melhores condições de trabalho, respeitar os direitos trabalhistas, acabar com as injustiças e cumprir o salário mínimo profissional. Da mesma forma que a presidente Dilma criou o programa “Mais Médicos”, a Bahia precisa criar o ” Mais Médicos Veterinários”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Joseildo Ramos – Foto: Kamila Matos

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje