Matérias do AH sobre queima de documentos da SEMAS e suspensão da lista da Calu alcançam milhares de leitores – Maurílio Fontes

O ano de 2017 começou quente em Alagoinhas e não apenas pela temperatura. O clima político atingiu níveis insuportáveis para os malversadores da coisa pública.

E para o Alagoinhas Hoje, líder no jornalismo político na cidade, o ano começou com grande audiência.

Matéria sobre a queima de documentos na sede da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), publicada no dia 3 de janeiro, alcançou grande repercussão na página do site no Facebook (nos números não estão contabilizados os acessos ao Alagoinhas Hoje via smartphones, atualmente acima de 80%): 75 curtidas, 16 comentários, 222 compartilhamentos e 20.017 visualizações até às 6h30 da manhã desta quinta-feira (5).

Outra matéria, publicada ontem (4), sobre a suspensão da lista da Calu e a realização de auditoria, também alcançou números expressivos: 113 curtidas, 67 comentários, 168 compartilhamentos e 22.306 visualizações até às 6h30 da manhã desta quinta-feira (5).

A soma do alcance das duas matérias atingiu mais de 42 mil visualizações. Os números são de audiência orgânica, ou seja, o editor do Alagoinhas Hoje não impulsionou as duas matérias (no Facebook é possível pagar para ampliar a visibilidade de matérias, marcas, produtos e ações de marketing).

A audiência orgânica está diretamente vinculada ao interesse causado pelas denúncias e informações das duas matérias do Alagoinhas Hoje. E também à credibilidade do site.

Não é exagero afirmar que somando  os acessos por meio do WhatsApp, hoje uma grande ferramenta de propagação de informações, o ingresso direto na página do Alagoinhas Hoje (www.alagoinhashoje.com), e a força do Facebook, cujos números estão acima) mais de 150 mil pessoas visualizaram as duas matérias (podendo ter chegado a 200 mil pessoas por conta da repercussão da matéria da queima de documentos em outros veículos de comunicação).

A audiência poderá ter sido ainda maior em razão dos 390 compartilhamentos dos links das duas matérias, que têm alto poder de multiplicação.

Se multiplicarmos os 390 compartilhamentos por 300 contatos (cálculo conservador) em cada página daqueles que compartilharam os dois links teremos o expressivo  número de 117 mil pessoas possivelmente alcançadas apenas via Facebook.

*Maurílio Fontes atua na área de comunicação há 32 anos. Criador e editor do site Alagoinhas Hoje

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo