Livros para colorir puxam mercado de publicações interativas no 1º semestre

O primeiro semestre de 2015 nunca foi tão bom para a área de “Artes” nas livrarias. O motivo foi o grande crescimento de publicações interativas. Neste grupo se encaixam os livros para colorir, uma febre desde dezembro do ano passado principalmente após o sucesso de “Jardim Secreto”, da editora Sextante.

A publicação pioneira vendeu mais de 1 milhão de exemplares, o que fez com que a editora desse continuidade no segmento. Em abril, foi lançado “Floresta Encantada”, que acumula 650 mil vendas e, em junho, o título “Reino Animal” teve tiragem de 500 mil.

De acordo com a Saraiva, uma das maiores redes de livrarias do País, a onda de livros para colorir alavancou o setor acima das expectativas. Os primeiros meses do ano sempre apresentam um bom rendimento, mas a empresa se surpreendeu com a alta de 84% nas vendas.

A tendência, ainda segundo a Saraiva, é de um esfriamento natural no lançamento desse tipo de livro neste segundo semestre devido à grande quantidade de títulos publicados nos seis primeiros meses do ano. Em junho, só a Sextante, por exemplo, lançou seis novas publicações para colorir. 

Para todos os gostos

Todo esse sucesso ampliou o leque de temáticas, que abriga de livros institucionais aos de conteúdo erótico, passando por relaxamento e insônia. A Bebel Books, produtora independente da empresária Bebel Abreu, foi uma das que surfou no sucesso do segmento. A aposta foi no conteúdo adulto (leia-se, erótico), com os três volumes de “Surubas para colorir”, que alcançou uma tiragem de 30 mil exemplares. 

“Foi realmente surpreendente. A primeira tiragem, de 1.800 exemplares, vendeu toda em um mês. Aí me foi pedido uma segunda leva, na qual já fiz o dobro e teve saída em cerca de um mês e meio. Depois veio a terceira, com mais 25 mil exemplares, que estão sendo comercializados agora”, explicou Bebeu, que produziu outras seis pequenas publicações neste ano. 

Outros destaques foram o religioso “Colorindo o Evangelho” (Boa Nova), que pretende passar os ensinamentos espíritas de Alan Kardec para o público infantil, e os de proposta relaxante como “O livro anti-insônia para colorir e relaxar” e “Sonhos para colorir” (L&PM).

Agregado

Na esteira do sucesso dos livros, outro setor conseguiu resultado expressivo nos primeiros seis meses do ano na Saraiva. A área de papelaria, da qual fazem parte todos os tipos de ferramentas para colorir, registrou crescimento de 22,5% – um aumento atípico para o período.

Fonte: iG

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo