Joseildo propõe e 27 municípios terão expansão de cobertura na zona rural

Relator da CPI da Telefonia, o deputado Joseildo Ramos (PT) propôs, nesta quarta-feira (11), durante sessão que ouviu a Claro, um acordo para expandir a cobertura da operadora na zona rural de 27 municípios de todos os Territórios de Identidade da Bahia. A iniciativa antecipa investimentos da Claro, que venceu a licitação para explorar as áreas rurais do estado e tinha como meta atingir apenas 19 municípios até junho deste ano. “A licitação é falha. Existem municípios que sequer possuem zona rural e outros que constam na meta da Claro, mas já estão cobertos pela operadora. O acordo será formalizado e vai garantir uma melhoria concreta dos serviços nas cidades polos dos territórios”, comemorou Joseildo. Pelas regras, a operadora tem que disponibilizar sinal de celular em localidades distantes até 30 km da sede de municípios. As áreas rurais de Feira de Santana, Alagoinhas, Serrinha, Juazeiro, dentre outras, são beneficiadas pela medida.

Segundo Joseildo, a medida é importante para corrigir uma licitação que permitiu que a Bahia fosse preterida, já que as regras da concorrência realizada pelo governo federal estabelecem que a vencedora tem até 2017 para cobrir 80% das zonas rurais dos municípios que fazem parte do lote adquirido pela empresa, sem especificar as obrigações com cada estado.

Além da Bahia, a concorrência vencida pela Claro autoriza a operadora a explorar outros mercados mais vantajosos como São Paulo. “Estamos abertos às propostas da CPI e vamos estudar cada uma delas com orientação da Anatel. Temos todos interesse no acordo, bastando o aval da equipe de engenharia da empresa”, relatou Dax Aniceto, diretor regional da Claro.

Participaram ainda da reunião de hoje, o diretor regional da Anatel, Fernando Ornelas, o diretor de Relações Institucionais da Claro, Fábio Andrade, os deputados Paulo Azi (DEM), presidente da CPI, e Cacá Leão (PP).

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje