Joseildo defende criação de Universidade Federal do Nordeste da Bahia

O deputado Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia, voltou a defender a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) nesta terça-feira (11), em pronunciamento na tribuna da casa. “É o interesse plural de toda Bahia. Ela consolida e unifica uma luta que estava sendo encaminhada de maneira isolada, através de movimentos históricos e legítimos como a luta pela criação da universidade federal do semiárido, do Litoral Norte e do Agreste Baiano”, ressaltou o parlamentar.

O deputado também anunciou a realização de uma audiência pública no dia 23 de abril na Assembleia Legislativa para discutir o assunto, reunindo parlamentares, lideranças políticas, prefeitos e representantes da sociedade civil organizada. Em visita recente ao reitor da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, Joseildo pediu apoio na elaboração do projeto de criação da UFNB, que pode beneficiar os territórios do Sisal, Litoral Norte, Bacia do Jacuípe e Semiárido Nordeste II. “É o maior vazio territorial do ponto de vista populacional com a ausência de uma universidade pública de âmbito federal. Essa é uma luta que essa casa precisa fazer”, apontou.

A luta pela criação da UFNB ganhou também espaço nas redes sociais. Uma página no Facebook (http://www.facebook.com/euqueroaufnb) foi criada pela comissão de mobilização e conta com quase dois mil seguidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje