João Leão, vice-governador e secretário estadual do Planejamento, trabalha contra os interesses de Alagoinhas – Maurílio Fontes

JOÃO LEÃO

O vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, é dado a bravatas (recordemos sua passagem pela administração do ex-prefeito de Salvador João Henrique). É um político performático, que soube, a partir de Lauro de Freitas, trilhar os caminhos da política baiana, chegando, no plano federal, à poderosa Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) da Câmara dos Deputados.

Encastelado na CMO por vários mandatos, espraiou seu poder para diversas regiões da Bahia, inclusive e mais fortemente em cidades situadas no Oeste do estado.

Apareceu na mídia em situações patéticas, “argumentando” com palavras de baixo calão, impróprias para qualquer cidadão, quanto mais a um político que tem responsabilidades com seu estado. Chegou mais longe do que deveria, para a tristeza da Bahia. A sanha aliancista do PT alçou João Leão a patamares não condizentes com seu comportamento.

Agora, João Leão aparece na mídia trabalhando contra a instalação da fábrica da AMBEV em Alagoinhas, cujo argumento é a necessidade de descentralização do desenvolvimento do estado.

É uma defesa pífia de quem parece não entender a lógica racional dos investidores, que buscam condições adequadas para garantir sucesso a seus empreendimentos.

Olindina, a preferida de Leão, quando comparada com Alagoinhas, leva total desvantagem em relação à possível instalação da fábrica da AMBEV na Bahia.

Não existem termos comparativos. Defender Olindina mais parece piada de mau gosto, ao feitio de João Leão.

Vamos aos fatos: Alagoinhas é um importante polo de bebidas no Nordeste; Olindina não tem nenhuma tradição neste segmento; Alagoinhas possui importante cadeia produtiva nesta área, construída ao longo de quase 18 anos, a partir da presença da antiga Schincariol em nossa cidade; onde está a cadeia produtiva de Olindina? Alagoinhas tem mão de obra qualificada e já experiente no ramo de bebidas;  qual a mão de obra qualificada em Olindina?

Mas os fatos não se esgotam: Alagoinhas detém hoje condições de moradia, rede de escolas particulares, faculdades e sistema privado de saúde para atender aos futuros gestores da fábrica da AMBEV e suas famílias; que estrutura Olindina possui para oferecer qualidade de vida aos dirigentes e funcionários da futura unidade baiana da maior cervejaria brasileira?

A defesa política é até válida (defender Olindina é um direito de João Leão), mas não se deve esquecer, sob pena de parecer mero factoide, que a lógica é irremovível e que os empresários se movimentam a partir de perspectivas mais favoráveis aos seus negócios. Leão quer, agora, inverter toda a lógica de implantação de uma grande unidade de produção de bebidas na Bahia.

É hora de união em defesa de Alagoinhas. É momento do prefeito Paulo Cezar e do deputado estadual Joseildo Ramos acabarem, pelo menos por agora, com as picuinhas políticas, que não servem à cidade e apenas enfraquecem a luta pelo desenvolvimento econômico de nossa terra. Que os dois líderes políticos pensem na próxima geração e não apenas e tão somente na próxima eleição.

Os deputados votados em Alagoinhas, principalmente Paulo Azi e Alex Lima, precisam se posicionar urgentemente. Seus eleitores devem saber o que  eles pensam sobre isso.

Os empresários de Alagoinhas, de todos os segmentos produtivos, também precisam participar desta empreitada, que se obtiver êxito, posicionará a cidade como o maior polo de bebidas do Nordeste e, possivelmente, do Brasil. Mais empregos, mais renda e mais visibilidade para Alagoinhas.

Este é um “jogo” no qual todos nós ganharemos. Alagoinhas não aceita mais ações tímidas e medíocres de ninguém. Principalmente daqueles que têm responsabilidades políticas e empresariais.

Afrontando a lógica, João Leão quer prejudicar Alagoinhas. Não conseguirá se nos unirmos e defendermos a instalação da AMBEV.

Ajamos com lógica e deixemos as incongruências para o vice-governador e secretário estadual do Planejamento.

Foto: Revista Barra Magazine

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo