Inovar para solucionar desafios públicos – Henrique Bussacos

Ao nos aproximarmos do período das eleições muito se discute se o candidato A ou B será melhor para o estado ou para o país, mas pouco se fala sobre gestão pública. E menos ainda sobre a necessidade de uma gestão inovadora para solucionar problemas cada vez mais complexos com menos recursos.

Existem muitos profissionais na gestão pública bastante engajados em, de fato, solucionar desafios dos cidadãos. No entanto, a operação padrão da máquina pública não é suficiente para enfrentar os desafios atuais.

É fundamental a colaboração entre os vários setores para trazer soluções efetivas aos problemas mais complexos em saúde, educação, geração de trabalho e renda, entre outros.

Em alguns espaços, a inovação é vista como algo não essencial para a gestão pública, mas sem ela não será possível prover soluções em escala em um contexto cada vez mais complexo. E o governo, ou mesmo grandes empresas, não conseguem inovar sozinhos.

A colaboração com negócios de impacto e startups é fundamental. Muitas soluções criadas por negócios sociais só criarão impacto na escala necessária no Brasil se trabalharem ativamente junto a esferas municipais, estaduais e federais.

A dicotomia se o setor privado ou o público deveriam solucionar desafios não é a questão principal, o desafio é como ambos podem participar da solução.

Pela experiência do Impact Hub, acelerando centenas de negócios de impacto no Brasil e milhares no mundo, vemos que para muitos deles é fundamental aliar seus esforços com políticas públicas.

O Impact Hub tem trabalhado intensamente junto a gestores públicos comprometidos em utilizar as ferramentas que compartilhamos para solucionar seus desafios. Seja no programa IdeiaGov junto ao Governo do Estado de São Paulo, seja em pequenas prefeituras em Minas Gerais, junto ao Sebrae, temos visto o potencial da inovação aplicada em desafios concretos.

Criamos a “Jornada da Inovação Pública” na qual apoiamos gestores públicos a desenvolverem habilidades individuais fundamentais para inovação e, assim, criar capacidades na identificação dos desafios e na priorização e cocriação de soluções junto à população.

Experiências como essa jornada são fundamentais para que gestores públicos tenham mais ferramentas e metodologias para desenvolver soluções efetivas para os desafios públicos.

Para nós, que seguimos trabalhando com as esferas pública e privada, fica evidente que somente a colaboração entre os setores e a utilização de ferramentas que gerem inovações concretas podem contribuir para avançarmos na solução dos principais desafios públicos enfrentados pelos cidadãos.

 

Henrique Bussacos é mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador público e diretor-executivo do Impact Hub São Paulo

 

Fonte: Folha de São Paulo

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo